Press "Enter" to skip to content

Saiba como garantir o kit gratuito de antena digital em Goiânia

Última atualização 03/08/2022 | 15:16

A partir desta quarta-feira, 3, famílias goianienses de baixa renda podem agendar a instalação gratuita de um kit de antena parabólica digital. O processo faz parte da chegada da tecnologia 5G na capital, previsto para ocorrer até setembro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A substituição é necessária para a disponibilização do novo sinal, que interromperá a atual frequência de televisão convencional para não sobrepor as redes. Na prática, quem não fizer a troca, não conseguirá assistir aos canais de TV aberta. A vantagem é a melhor da qualidade de som e imagem.

O equipamento será entregue exclusivamente para inscritos em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento. Cerca de 2,1 mil aparelhos serão entregues em Goiânia, de acordo com a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV, a Siga Antenado. Para garantir o kit,  basta ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado  e inserir o CPF ou NIS.

“A mobilização da população é fundamental para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital. O resultado dessa operação será a implementação do sinal 5G e a geração de R$ 250 bilhões de impacto na produtividade da economia brasileira até 2035”, explica o CEO da entidade, Leandro Guerra. 

Com a troca, o 5G poderá utilizar sem interferências a frequência de 3,3 GHz a 3,7 GHz na chamada banda Ku. A parabólica tradicional via satélite é na frequência de 3,7 GHz a 6,45 GHz na banda C. A opção por migrar totalmente as antenas considerou a possibilidade de o sinal da nova tecnologia.

A quinta geração de serviço no próximo mês, incluindo Goiânia. Além de melhorar a qualidade e conectividade da Internet móvel, a tecnologia é a porta de entrada para serviços relacionados à IoT, a chamada Internet das Coisas. O próprio agronegócio pode ter as transações comerciais e processos produtivos impactados positivamente.

Na capital goiana, a implementação parece ser um desafio a ser cumprido a médio ou longo prazo. O professor do IFG ressalta que falta mão de obra qualificada para concretizar o projeto de atualização tecnológica e também infraestrutura que, na perspectiva, deveria ser ampliada em 50% a quantidade de Estações Rádio Base (ERB’s), o local onde ficam os rádios e as antenas para que haja cobertura em todas as regiões da cidade. 

A proposta da Anatel com o 5G é incluir mais pessoas na chamada revolução digital e disponibilizar melhor resposta de conexão, mais segurança, ampliação do número de aparelhos conectados dentro do País para favorecer a evolução e maior acesso a opções como  telemedicina, cirurgias a distância e chegada de carros autônomos. A primeira cidade brasileira  oferecer a rede foi Brasília, em 6 de julho