No Brasil todo, 1,3 milhão de estudantes estão em dívida com o Fies, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até o fim de março, 10% deles, 127 mil, aderiram ao programa do governo federal para renegociar a dívida. O prazo para conseguir o desconto, que chega a 92%, vai até 31 de agosto.
Segundo o governo, os contratos com pagamento em atraso representam 51,7% do total. São R$ 9 bilhões em prestações não pagas. A renegociação só pode ser solicitada pelos universitários que estão com atraso de, no mínimo, três meses no pagamento da parcela e que firmaram contrato até dezembro de 2017. Estudantes que estejam inscritos no Cadúnico ou foram beneficiários do auxílio emergencial podem ter desconto de até 92%. Os que quitam em dia, não têm direito a renegociar o valor.
Como pedir renegociação da dívida do Fies
A solicitação é feita pela internet. O estudante deve buscar o portal do banco por meio do qual contratou o Fies – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. No site da Caixa, clique em “Simule Renegociação”, em seguida, faça login. Antes, se preferir, role a página inicial para baixo para conferir as regras.
No Banco do Brasil, é possível solicitar pelo aplicativo. Basta fazer login, clicar em Menu e escolher a opção “Soluções de Dívidas”. Depois, clique em “Renegociação Fies”.