Saiba como se inscrever no Prouni

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas integrais e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, nos cursos de graduação e sequenciais de formação específicas aos brasileiros sem diploma de nível superior.

O processo de seleção é feito a partir das notas vindas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Só lembrando que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

No entanto, na hora de saber os cursos que a nota contempla ou mesmo para se inscrever, surgem algumas dúvidas. Diante das chamadas feitas, mostraremos agora como se inscrever no Prouni.

Resultado de imagem para prouni

PASSO A PASSO

1 – Para iniciar sua inscrição no ProUni você vai precisar acessar o site oficial do ProUni e clicar em “Fazer a inscrição”. A opção de inscrição só estará disponível durante o período preestabelecido no cronograma.

2 – Em seguida, você deve inserir o seu CPF juntamente com o número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano anterior. Caso não tenha esses dados em mãos, você pode encontrá-los no site oficial do Enem.

3 – Ao preencher os dados de acesso o sistema irá automaticamente recuperar seus dados e sua nota obtida no Enem. Confira se os dados estão corretos e atualize as informações, caso necessário.

4 – O próximo passo é preencher um questionário sobre a sua situação social, bem como dados sobre os membros da sua família.

5 – Para encerrar o processo você deve escolher duas opções de cursos desejados, por ordem de prioridade, em uma ou mais instituições de ensino. É possível filtrar as opções por instituição de ensino, por curso ou por município. (Enquanto o período de inscrições estiver aberto você poderá alterar suas opções de curso). Ao indicar os cursos escolhidos também é necessário escolher o tipo de bolsa pretendida – Cotas ou ampla concorrência. As cotas são voltadas para estudantes com deficiência, negros, pardos ou índios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos