O prazo para declarar o Imposto de Renda termina dia 31 de maio e, enquanto isso, criminosos vêm aplicando golpes relacionados à restituição via PIX. A própria Receita Federal fez o alerta para que os contribuintes fiquem atentos a mensagens falsas.
Os criminosos enviam e-mail e até Whastapp afirmando que a restituição do imposto foi feita pela modalidade PIX. Na mensagem, anexam um falso link, afirmando que ele levaria ao comprovante da transação. O que, na verdade, é uma armadilha.
“O que eles querem é que você clique no link para deixar o celular vulnerável. Assim, poderão roubar dados internos do smartphone e pegar informações de segurança”, afirma o auditor fiscal da Receita Federal e supervisor do Imposto de Renda (IR) em Goiânia, Jorge Martins.
Segundo o especialista, os criminosos não conseguem ter acesso ao dinheiro da restituição, por meio deste golpe. Martins explica como chegam as mensagens que são verdadeiras.
“A Receita só encaminha e-mail ou mensagem quando tem autorização expressa do contribuinte. Além disso, jamais vai conter algum link. Nunca enviamos por Whatsapp, apenas e-mail ou pelo próprio aplicativo Meu Imposto de Renda. Outro ponto é que mensagens oficiais da Receita sempre vão ter o nome e o CPF do contribuinte”, alerta o supervisor do IR em Goiânia.
No caso da restituição do imposto via PIX, a Receita não costuma enviar e-mail informando que o dinheiro está na conta. “Quando a pessoa autoriza a restituição via PIX, a Receita já considera o próprio CPF cadastrado para fazer a restituição. Nesta modalidade, só são aceitas contas cuja chave é o CPF. Então, o processo é automático. Quando sair a restituição, vai ser creditada na conta”, explica Martins.
Declarações em Goiás
A expectativa da Receita é de que 1,08 milhão de goianos declarem o Imposto de Renda em 2022. Até 9h15 desta segunda-feira (9), 669,3 mil havia concluído o processo, segundo a Receita.
De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:
-31 de maio;
-30 de junho;
-29 de julho;
-31 de agosto; e
-30 de setembro.
O prazo para a declaração vai até dia 31 de maio. Clique aqui para conferir dicas de como não cair na malha fina.