Saiba identificar e prevenir o câncer de pele na região de Piracicaba: aumento nos casos em 2024

Região DE Piracicaba tem aumento nos casos de câncer de pele; saiba como
identificar e evitar a doença

Foram registrados 2.269 atendimentos e 54 óbitos em 2024. Especialista alerta
que taxa de cura é alta quando caso é identificado no início.

1 de 2 Profissional analisa mancha na pele de paciente — Foto: Hospital Regional
DE Presidente Prudente

Profissional analisa mancha na pele de paciente — Foto: Hospital Regional DE
Presidente Prudente

A região DE Piracicaba teve aumento de 7,38% dos atendimentos a pacientes com câncer de pele de janeiro a outubro de
2024 em comparação com o mesmo período de 2023. As informações são da Secretaria
DE Estado da Saúde DE São Paulo (SES-SP).

Foram registrados 2.269 atendimentos nas cidades abrangidas pelo Departamento
Regional DE Saúde (DRS) DE Piracicaba em 2024. Já no mesmo período de 2023,
foram 2.113 acompanhamentos.

Os municípios tiveram 54 óbitos pela doença de janeiro a novembro de 2024 e 56
falecimentos durante o mesmo período de 2023.

Para evitar o desenvolvimento da doença, é preciso ficar atento a qualquer
mancha ou ferida na pele.

> “O grande sinal de alerta é para a lesão que é diferente das outras, que você
> não tinha ou especialmente que a sua esposa ou o seu filho falou: ‘Isso aí
> está estranho’. Procure um profissional DE saúde. A grandíssima maioria dos
> cânceres de pele são totalmente curáveis se identificarmos no início”, informa
> o cirurgião oncologista Ivan Dunshee DE Abranches.

O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros e totaliza 31,3% dos casos
segundo o Instituto Nacional DE Câncer (INCA).

Câncer de pele já é 1/3 dos diagnósticos da doença

Câncer de pele já é 1/3 dos diagnósticos da doença

COMO IDENTIFICAR

De acordo com a Secretaria DE Saúde do Estado, a doença é mais constante em
pessoas DE meia idade. Isso porque os tipos mais comuns de câncer de pele são
decorrentes DE queimaduras solares ou exposição solar durante a vida. O fator
hereditário também é relevante para o risco DE desenvolver a doença.

As manifestações mais comuns do câncer de pele são:

* Crescimento DE lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha,
rósea ou multicolorida na pele;
* Pinta preta ou castanha que mude DE cor, textura, torna-se irregular nas
bordas e cresce DE tamanho;
* Aparecimento DE mancha ou ferida que não cicatriza. Ela pode crescer,
apresentar coceira, crostas, erosões ou sangramento.

2 de 2 Celular mostra exemplo DE mancha irregular — Foto: Reprodução/EPTV

Celular mostra exemplo DE mancha irregular — Foto: Reprodução/EPTV

COMO EVITAR

Os cuidados para prevenir o câncer de pele incluem:

* Evitar exposição prolongada ao sol durante o período das 10h às 16h;
* Utilizar filtro solar com fator DE proteção solar (FPS) a partir DE 30;
* Reaplicar o protetor solar a cada duas horas;
* Utilizar chapéus, bonés e óculos escuros com proteção UV;
* Aplicar protetor solar labial;
* Utilizar roupas com proteção UV que protejam a pele do contato com o sol.

Segundo a Secretaria DE Saúde, a exposição exagerada ao sol nos primeiros 20
anos de vida é decisiva para o aparecimento do câncer na meia-idade, portanto, o
cuidado com as crianças deve ser maior.

VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO

50 vídeos

Veja mais notícias no DE Piracicaba.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pátio Limeira Shopping promove ação para Janeiro Branco com especialistas em saúde mental da Humana.Mente

Pátio Limeira Shopping promove ação para celebrar a campanha “Janeiro Branco”

Especialistas em saúde mental da Humana.Mente receberão clientes para um bate-papo

1 de 1 Em setembro do ano passado, o Pátio Limeira Shopping também promoveu uma ação com foco na saúde mental – Crédito: Divulgação

Em setembro do ano passado, o Pátio Limeira Shopping também promoveu uma ação com foco na saúde mental – Crédito: Divulgação

O Pátio Limeira Shopping promoverá, nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, das 14h às 20h, um bate-papo com os clientes sobre saúde mental. A ação será feita em parceria com os profissionais em saúde mental da clínica Humana.Mente, próximo à praça de alimentação, gratuitamente.

A campanha Janeiro Branco também busca desmistificar o estigma que ainda envolve questões relacionadas à saúde mental. Muitas pessoas ainda relutam em buscar ajuda devido ao preconceito e à falta de informação.

“Nós acreditamos que ações como esta, que incentivam a conversa aberta sobre os sentimentos e a busca por apoio profissional, são essenciais para ajudar na quebra de preconceitos. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo”, afirma a coordenadora de marketing do Pátio Limeira Shopping, Sibelly Paganotti.

Além da conversa, os clientes também serão agraciados com algodão doce que será distribuído gratuitamente.

Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo alertar a população sobre a relevância da saúde mental e emocional. O mês é simbolicamente associado ao início de um novo ciclo. A ideia é incentivar reflexões sobre o bem-estar psicológico, assim como se faz com as resoluções de Ano Novo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas no mundo será afetada por algum transtorno mental ao longo da vida. No Brasil, os dados são alarmantes: pesquisas indicam que a depressão e a ansiedade estão entre os principais problemas enfrentados pela população.

Além das iniciativas promovidas durante o mês, o Janeiro Branco serve como um lembrete para que a sociedade mantenha a atenção voltada para a saúde mental ao longo do ano.

SOBRE O PÁTIO LIMEIRA SHOPPING

Com 64 mil m² de área construída, o Pátio Limeira Shopping possui mais de 150 operações, sendo cinco lojas-âncoras (Marisa, C&A, Riachuelo, Lojas Americanas e Renner), seis megalojas (Ri Happy, Centauro, Di Gaspi, Polo Wear, Kalunga e Lojas 1a99), mais de 30 operações de alimentação (destaque para Starbucks) e quatro restaurantes (Outback, Coco Bambu – em breve, Pizza Hut e Botequim do Chopp) e o cinema Arcoplex, com cinco salas, sendo uma 3D. Anexo ao Pátio Limeira Shopping está o Pátio Office, torre comercial com dez andares e 160 salas modulares. Localizado na região central de Limeira, o empreendimento é um importante local de compras, lazer e entretenimento para adultos e crianças da cidade e região, oferecendo excelentes opções com segurança e estacionamento coberto para mil veículos, com sinalizadores.

Site: www.patiolimeira.com.br

Instagram: Pátio Limeira Shopping

Facebook: Pátio Limeira Shopping

SOBRE O GRUPO AD

A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.

Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp