A tromba d’água é um fenômeno climático com o potencial de assustar qualquer um, devido às suas dimensões. Eles são mais comuns em áreas litorâneas, mas não é impossível que surjam em outros locais de clima temperado, como Europa e América do Norte. Desta vez, um desses eventos aconteceu em Goiás, apesar da raridade da situação.
O que é uma tromba d’água?
No Lago Serra da Mesa, em Colinas do Sul, na região da Chapada dos Veadeiros, uma tromba d’água assustou quem estava no local. A recomendação do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) é de que, nesses casos, a pessoa que estiver presente se afaste da água imediatamente.
“Quando você tem uma tempestade naquele lago, as rajadas de vento são intensas e a água fica revolta. Eu já ouvi vários relatos de pescadores a respeito de quão problemático é. […] Para quem está com o barco ali, quem está acampado na beira do lago, é sim arriscado. As pessoas têm de ter consciência disso”, destaca André Amorim, gerente do Cimehgo, ao Diário do Estado (DE).
A tromba d’água é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma coluna de ar giratória sobre um corpo de água que condensa o vapor, sempre associado a nuvens de tempestade em sua base superior. Tais acontecimentos são mais comuns em regiões tropicais do planeta, e seus ventos podem atingir velocidades de mais de 100 km/h.
Segundo o Canaltech, para que uma tromba d’água se forme, é necessário que ventos frios e quentes em direções opostas se encontrem. Com isso, cria-se uma rotação de ar. A duração do fenômeno costuma ser pequena, por volta de cinco minutos, e por isso há poucas chances de destruição.