Saiba o que foi a Proclamação da República

Há exatos 132 anos, o Brasil iniciava um novo capítulo político com Proclamação da República, que posteriormente deu inicio a República Federativa Presidencialista no dia 15 de novembro de 1889, evento que acabou com a monarquia no país.

Após a Guerra do Paraguai, militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento do governo. Com o pedido não atendido, o grupo liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca assumiu o poder no país, declarando o fim do período imperial. Até então, o Brasil era o único país independente das Américas que ainda era governado por um imperador.

Capa do Diário Popular do dia 16 de novembro de 1889 noticiando a proclamação da República. Arquivo Nacional.

O também chamado de golpe de Estado Político-militar, foi resultado não apenas das insatisfações militares, mas também da falta de liberdade para manifestar suas posições políticas, o descontentamento da Igreja Católica e a repulsão dos proprietários rurais ao império de Dom Pedro II.

O evento alterou por completo a história brasileira. O marechal instituiu um governo provisório e, posteriormente se tornou o primeiro presidente do Brasil. Já o imperador Dom Pedro II retornou para a Europa na madrugada do dia 16 de novembro.

 

Marechal Manuel Deodoro da Fonseca

Com isso, o Brasil passou a ser uma nação de poder descentralizado, com espaço para diferentes religiões e opiniões políticas. Essa nova estrutura sofreu mudanças ao longo dos anos até se tornar na que conhecemos hoje. No entanto, o Dia da Proclamação da República se tornou feriado nacional apenas diante da Lei n° 662 de 6 de abril de 1949.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp