Press "Enter" to skip to content

Saiba o que foi a Proclamação da República

Há exatos 132 anos, o Brasil iniciava um novo capítulo político com Proclamação da República, que posteriormente deu inicio a República Federativa Presidencialista no dia 15 de novembro de 1889, evento que acabou com a monarquia no país.

Após a Guerra do Paraguai, militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento do governo. Com o pedido não atendido, o grupo liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca assumiu o poder no país, declarando o fim do período imperial. Até então, o Brasil era o único país independente das Américas que ainda era governado por um imperador.

Capa do Diário Popular do dia 16 de novembro de 1889 noticiando a proclamação da República. Arquivo Nacional.

O também chamado de golpe de Estado Político-militar, foi resultado não apenas das insatisfações militares, mas também da falta de liberdade para manifestar suas posições políticas, o descontentamento da Igreja Católica e a repulsão dos proprietários rurais ao império de Dom Pedro II.

O evento alterou por completo a história brasileira. O marechal instituiu um governo provisório e, posteriormente se tornou o primeiro presidente do Brasil. Já o imperador Dom Pedro II retornou para a Europa na madrugada do dia 16 de novembro.

 

Marechal Manuel Deodoro da Fonseca

Com isso, o Brasil passou a ser uma nação de poder descentralizado, com espaço para diferentes religiões e opiniões políticas. Essa nova estrutura sofreu mudanças ao longo dos anos até se tornar na que conhecemos hoje. No entanto, o Dia da Proclamação da República se tornou feriado nacional apenas diante da Lei n° 662 de 6 de abril de 1949.