Saiba por que Canobbio, do Fluminense, não é convocado: desavença com técnico do Uruguai

saiba-por-que-canobbio2C-do-fluminense2C-nao-e-convocado3A-desavenca-com-tecnico-do-uruguai

Por que Canobbio, do Fluminense, não é mais convocado? Entenda desavença com técnico do Uruguai

Atacante vive o melhor ano da carreira em números, mas continua sem ganhar novas chances depois de discordar de Marcelo Bielsa. Aos 33 seg do 2º tempo – gol de fora da área de Canobbio do Fluminense contra o Internacional. Um dos destaques do Fluminense, Canobbio vive o ano mais artilheiro da carreira em 2025. Contratado na janela do começo do ano, o uruguaio deslanchou no time e é titular absoluto com Zubeldía. Apesar das boas atuações e do protagonismo em parte da temporada, o atacante segue sem ganhar novas oportunidades na seleção do Uruguai.

A justificativa do afastamento vai além do campo: passa, em grande parte, por um desentendimento com o técnico argentino Marcelo Bielsa. Entenda abaixo. Com 12 partidas e participação na Copa do Mundo de 2022, Canobbio vinha acumulando convocações na seleção uruguaia nos últimos anos. Tudo mudou em 2024. A desavença começou durante a Copa América daquele ano, em um torneio marcado por tensão interna na Celeste.

Luis Suárez, que se aposentou da seleção após a competição, chegou a fazer duras críticas ao comportamento de Bielsa, revelando o clima de distanciamento entre o técnico e o elenco. – Na Copa América, houve situações que me magoaram e que não contei por uma questão de convivência. Muitos jogadores fizeram reunião para pedir ao treinador que pelo menos nos desse bom dia. Ele nem sequer nos cumprimenta – afirmou Suárez. Canobbio, que era jogador do Athletico-PR, também se mostrou insatisfeito. Irritado durante a partida que valia o terceiro lugar da Copa América, ele foi flagrado chutando copos e garrafas d’água à beira do gramado. Pouco tempo depois, em entrevista ao programa Minuto 1, o atacante confirmou o descontentamento e reforçou as críticas de Suárez, dizendo ter se sentido desrespeitado pelo técnico.

Desde então, Canobbio não voltou a ser chamado por Bielsa. O afastamento coincidiu com um momento de instabilidade da seleção uruguaia. Apesar da crise interna, o treinador foi mantido no cargo. No Fluminense, no entanto, o atacante vive o auge da carreira. Em 2025, Canobbio soma 11 gols e cinco assistências, sendo o segundo maior artilheiro do elenco, atrás apenas de Cano, que tem 20 gols na temporada. Além dos números, o uruguaio se destaca pela entrega física e aplicação tática. Características que o transformaram em peça fundamental no esquema de Zubeldía.

Na última convocação uruguaia, divulgada em 10 de novembro, Bielsa mostrou que vem acompanhando o futebol brasileiro. Ele chamou 27 atletas, incluindo oito que atuam no Brasil. Estão entre eles Viña, Varela e Arrascaeta (Flamengo); Piquerez, Emi Martínez e Facundo Torres (Palmeiras); Puma Rodríguez (Vasco) e Laquintana (Bragantino). Já classificado para a Copa do Mundo de 2026, o Uruguai encerra o ano com dois amistosos: enfrenta o México no próximo sábado, em Torreón, e os Estados Unidos na terça-feira, na Flórida. Canobbio, mais uma vez, acompanhará de longe.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp