Saiba prevenir o glaucoma, doença silenciosa que pode levar à cegueira

Dados preocupantes da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) apontam que cerca de 70% das pessoas afetadas por glaucoma desconhecem sua condição. Esta doença, cujo início é silencioso, representa a principal causa de cegueira irreversível no Brasil, podendo atingir mais de dois milhões de brasileiros com mais de 40 anos, conforme informações da SBG. Neste domingo, 26, é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, para conscientização sobre prevenção à esta enfermidade.

O glaucoma é uma doença degenerativa causada pelo aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo óptico. Diversos fatores aumentam a propensão ao glaucoma, como histórico familiar da doença, diabetes, hipertensão, miopia e uso de medicamentos à base de corticoides. Apesar da gravidade do glaucoma, muitas pessoas desconhecem sua existência.

Médico oftalmologista do CBCO Hospital de Olhos e presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia, Dr. Henrique Rocha esclarece que essa pressão precisa ser controlada para cessar o prejuízo à visão. “Para isso, podem ser recomendados colírios, laser e/ou cirurgias, a depender do tipo e do estágio da doença”, orienta o médico.

Um levantamento realizado pelo Ibope Inteligência revelou que quatro em cada dez pessoas nem sequer sabem o que é glaucoma. Este índice chega a 53% entre jovens com idade entre 18 e 24 anos e a 71% entre adultos com 55 anos ou mais. A ausência de sintomas perceptíveis e o desconhecimento sobre a doença atrasam o diagnóstico e impedem um tratamento precoce, capaz de evitar a perda da visão.

Importância do diagnóstico

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indicam que somente na rede pública de saúde, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2023, mais de 1,3 milhão de pacientes diagnosticados com glaucoma foram salvos da cegueira por receberem o tratamento adequado.

Como o glaucoma geralmente não apresenta sinais evidentes, a melhor forma de proteger-se é realizando check-ups oftalmológicos pelo menos uma vez por ano. Rocha enfatiza a importância de conscientizar a população sobre os riscos e as opções de tratamento disponíveis, destacando que o glaucoma pode ser silencioso e levar à perda irreversível da visão.

No entanto, quando diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, é possível preservar a visão e manter uma boa qualidade de vida. Para ajudar na prevenção do glaucoma, o Dr. Henrique Rocha compartilha algumas dicas valiosas:

  1. Faça exames oftalmológicos regularmente: Exames regulares ajudam a detectar o glaucoma em estágios iniciais, antes de danos significativos.
  2. Conheça o histórico familiar de saúde ocular: Como o glaucoma pode ser hereditário, conhecer o histórico da família é crucial para identificar riscos.
  3. Exercite-se com segurança: O exercício moderado pode reduzir a pressão ocular, consulte seu médico para um programa adequado.
  4. Use colírios prescritos regularmente: Colírios podem reduzir o risco de progressão do glaucoma, mesmo sem sintomas, use conforme orientação médica.

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gusttavo Lima recebe alta hospitalar e diz estar ‘zero’: ‘Gratidão’

Gusttavo Lima diz que está ‘zero’ após deixar hospital: ‘Gratidão’

Cantor ficou internado por causa de ‘desconforto gastrointestinal’. Ele recebeu alta na véspera de Natal.

Gusttavo Lima fez uma postagem nas redes sociais para dizer que está “zero” após deixar o hospital. Segundo a assessoria do cantor, ele recebeu alta na véspera de Natal, após ficar internado devido a um desconforto gastrointestinal – veja nota do hospital na íntegra ao final do texto. O cantor se recupera em casa, em Bela Vista de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia.

“Gratidão a Deus e a cada um de vocês. Zero”, escreveu o cantor.

O sertanejo cancelou o show que faria no Festival Villa Mix no sábado (21) após se sentir mal. Um post nas redes sociais informou que o cantor, que estava passando uma temporada em Miami, nos Estados Unidos, veio ao Brasil exclusivamente para o show que precisou ser cancelado.

LEIA TAMBÉM

ALTA: Gusttavo Lima recebe alta, faz post desejando feliz Natal e viaja a Goiás: ‘Amor e alegria’

AGENDA: Gusttavo Lima deve manter agenda dos próximos shows, diz assessoria

APOIO: Gusttavo Lima diz que apoio lhe deu forças, conforto e esperança durante internação: ‘Profunda gratidão’

Conforme o hospital, o cantor apresentou excelente evolução clínica e está em condições plenas para continuar a recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

CONFIRA A NOTA DO HOSPITAL NA ÍNTEGRA:

O Hospital Vila Nova Star informa que o cantor Gusttavo Lima recebeu alta na manhã desta terça-feira, após concluir com sucesso o tratamento médico ao qual foi submetido.

O paciente apresentou excelente evolução clínica e encontra-se em condições plenas para continuar sua recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

Profa. Dra. Ludhmila Hajjar Chefe da equipe médica

Prof. Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff Diretor Clínico

Dr. Daniel Favarão Del Negro Diretor Geral

Veja outras notícias da região no DE Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp