Press "Enter" to skip to content

Saiba quais os cuidados com o pet nesse período de friagem

Última atualização 23/05/2022 | 10:22

Os bichos de estimação também sentem frio e podem adoecer durante a frente fria que atingiu Goiás. Acostumados com altas temperaturas, os pets precisam de nossa ajuda para enfrentar o inverno. Para o médico veterinário Ronaldo Medeiros de Azevedo, presidente da Associação Nacional de Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais (Anclipeva), os tutores de animais devem estar atentos com a alimentação e a hidratação, principalmente, porque o frio provoca grande perda de líquido.

Além disso, deve-se evitar que o pet – gato ou cachorro – tenha acesso a rua. O ideal é ficar em ambiente fechado, protegido do vento frio com roupas próprias, mantas, cobertores, em caixas de papelão ou caminhas e ninhos apropriados para cada tipo de animal. O cuidado deve ser redobrado com animais mais idosos e com filhotes desmamados precocemente.

“Em alguns casos quando os animais já estão idosos, podem surgir outros problemas como calcificações, artrose ou hérnia de disco. Com as temperaturas mais baixas eles sentem mais dores e nesses casos o melhor remédio é aquecê-los para amenizar o desconforto”.

A mudança de tempo, como a que aconteceu, tornando os dias mais frios e secos favorecem o aparecimento de viroses. Ronaldo Medeiros de Azevedo informa que o ideal é que tanto cães quanto gatos estejam com o esquema vacinal em dia, tanto das vacinas múltiplas quanto as específicas para gripe e a de sinomose – que também é uma virose, em cães.

 

No mais, ele recomenda que os tutores de animais fiquem atentos a qualquer sintoma que possa aparecer nesta época do ano: falta de apetite, secreção nasal ou ocular, falta de ar e febre. O recomendado é procurar o quanto antes um veterinário para evitar casos de bronquite, broncopneumonia e outras complicações na saúde do animal.

No site da clínica Dog Center Goiânia existem dicas importantes para um cuidado extra com o pet no inverno:

-Se o animal for de grande porte é interessante forrar o local da soneca com cobertor, jornal ou papelão.
-Os banhos devem continuar no inverno com cuidados recobrados, com pelos escovados e secos corretamente.
-Independente da estação do ano, o seu pet precisa ter as vacinas e vermífugos em dia, comida fresca e água a vontade, além de consultar um veterinário regularmente. São cuidados necessários para curtir o frio ou o calor ao lado do seu melhor amigo.