Press "Enter" to skip to content

Saiba quem é Mario Sales, estudante da UFG que venceu concurso de Londres

Última atualização 31/07/2022 | 17:34

Na última semana, um estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG) fez história ao vencer a categoria “Virtuoso II” da London International Music Competition (LIMC), um concurso de música clássica internacional. O Diário do Estado entrou em contato com Mario Sales, de 23 anos, para saber mais a respeito da vida do promissor aspirante a músico profissional.

Anos de incentivo e preparação

Mario começou a trajetória na música dentro de casa, pois o tio materno tocava violão. Natural de Maceió (AL), o jovem sentiu interesse pelo instrumento e começou a praticar junto com a prima. A família sempre incentivou essa paixão pela arte, o que facilitou o processo de aprendizado.

Foi então que Mario começou a tocar MPB, gênero favorito dele, principalmente pelas influências de Gilberto Gil, Djavan e Chico César. Também tocava maracatu, uma dança de origem africana que surgiu em Pernambuco. Porém, quando entrou na faculdade, precisou transferir os seus esforços para a música clássica.

“No começo foi mais forçado. Não tinha muita opção, tinha que ser a música clássica, com a qual eu não estava acostumado”, descreve Mario.

Depois de dois anos de cursos preparatórios, pois só sabia a teoria, o jovem ingressou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em licenciatura em música. Porém, depois de dois anos na faculdade, Mario percebeu que aquilo não era o que ele desejava. Foi então que a UFG apareceu na jogada.

“Não era muito o que eu queria, pois queria algo mais voltado à prática de violão. Acabei conhecendo o pessoal de Goiânia em um festival em Gramado. Meus amigos me convidaram a morar lá, e fazer aula com o professor Eduardo Meirinho”, conta.

Chegada e consolidação na UFG

Após conversar com o professor, Mario foi aceito e, posteriormente, mudou para bacharelado, virando aluno de fato da UFG. Isso ocorreu no segundo semestre de 2018.

“Quando eu fui para a UFG, comecei a me movimentar mais com o violão, inclusive até a me apresentar mais em público. Comecei a participar de competições nacionais na categoria música de câmara com um quarteto de violão. Pegamos o 3º lugar. Como era minha primeira experiência, fiquei muito feliz”, detalha.

Com o incentivo do professor, da família e dos amigos, Mario passou a aperfeiçoar cada vez mais as suas técnicas musicais.

Isso culminou na participação no concurso internacional de Londres, de forma online, rendendo uma vitória importante para a carreira dele. “Ganhar essa competição foi muito satisfatório, um reconhecimento. Ter pessoas queridas me apoiando faz toda a diferença”, conclui.

Segundo ele, o próximo passo agora é focar em se formar, pois faltam apenas dois semestres. Em seguida, Mario seguirá disputando competições e tentará um mestrado no exterior. O resultado no LIMC, inclusive, pode ajudá-lo a conquistar uma vaga fora do Brasil.