Saiba quem era o delegado morto durante assalto em SP

Delegado Morto em SP: Josenildo Belarmino - Crime Chocante na Zona Sul

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto durante um assalto no bairro Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo, na terça-feira, 14. Natural de Gravatá, Pernambuco, e nascido em agosto de 1992, Moura Júnior havia concluído o curso de formação da polícia e atuava no 11° Distrito Policial de Santo Amaro há menos de um ano.

Moura Júnior estudou Direito na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, a Unifacol, em Vitória de Santo Antão, cerca de 50 quilômetros de Recife. Ele prestou concurso para delegado de polícia de São Paulo e foi convocado no final de 2023, conforme edição do Diário Oficial do Estado. Formado na última turma de 2024, ele atuava no 11° Distrito Policial de Santo Amaro há sete meses.

Além de ser especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Unifacol, Moura Júnior também era especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Acadepol, a Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Recentemente, ele conseguiu aprovação em outro concurso para atuar como delegado em Pernambuco e estava prestes a pedir exoneração da polícia paulista para assumir o cargo em seu estado natal.

Circunstâncias da morte

A morte de Moura Júnior ocorreu durante um assalto, registrado como latrocínio consumado. Uma câmera de segurança capturou o momento em que o delegado, que estava de folga, foi abordado por um criminoso armado. O ladrão, usando capacete, revistou Moura Júnior e atirou quatro vezes, acertando-o nas costas, no braço e na garganta.

O criminoso levou a arma e o celular do delegado e fugiu de moto. A Polícia Civil investiga a hipótese de ao menos três homens terem participado da ação. O delegado Osvaldo Nico Gonçalves afirmou que “pelo que apuramos, ele entregou o celular e a arma, mas o ladrão pode ter achado que ele tinha outra arma e atirou pelas costas”.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) expressou seus sentimentos nas redes sociais: “Meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos do delegado Josenildo Belarmino de Moura Junior, que estava havia apenas sete meses na Polícia Civil e foi covardemente morto com um tiro pelas costas durante um assalto. Um crime bárbaro que não ficará impune. As forças policiais estão empenhadas à procura e captura do criminoso para que seja punido dentro do rigor da lei”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp