O Banco Central liberou um novo serviço para consultar se instituições e pessoas físicas possuem valores a serem repassados aos clientes. Segundo o governo federal, cerca de R$ 8 bilhões poderão ser devolvidos, sendo que inicialmente, estarão disponíveis R$ 3,9 bilhões.
Segundo o BC o dinheiro faz parte de contas correntes ou poupanças que foram encerradas, mas que ainda possuem dinheiro que não foi sacado pelo cliente. Por isso é necessário a realização da consulta em seu nome.
A consulta é feita em duas etapas, primeiro você irá verificar se possui algum dinheiro a receber. Se o sistema dizer que não, sua pesquisa será encerrada imediatamente. Se o sistema dizer que sim, você precisará consultar os valores no registrado.
Como consultar se você tem dinheiro a receber
- Entre no site do Banco do Brasil
- Vá em “Minha Vida Financeira”
- Depois clique em “Valores a Receber”
- Em seguida, vá na opção “Consulta ao Relatório Valores a Receber”
- Depois clique em “Iniciar Consulta”
- O site do Banco do Brasil exigirá que o cliente informe o CPF ou o CNPJ e digite o código “captcha”
- Após isso, o sistema fará a consulta automaticamente, caso você tenha algum dinheiro a receber, o Banco Central irá informar.
Se você não tiver dinheiro a receber, não há mais nada a ser feito. O que significa que nenhuma instituição financeira possui algum recurso em seu nome em contas inativas.
Se o sistema acusar algum dinheiro disponível, veja como receber
- Acesse o site do Registro do Banco Central
- Faça o login por meio do gov.br. Caso você não possua uma conta, crie uma nova gratuitamente
- Após entrar no Registrato, vá na opção “Valores a Receber”
- Clique em “Solicite Aqui” para receber o dinheiro
O banco terá o prazo de 12 dias úteis para repassar os seus valores. Caso o valor não seja repassado, será necessário que você entre em contato com a instituição financeira.
Instabilidade no site
Após o anuncio feito pelo Banco Central da disponibilização do serviço “Valores a Receber”, sistema que permite que cidadãos e empresas consultem se possuem algum dinheiro “esquecido” a receber em bancos e outras entidades do sistema financeiro, parte do site da instituição passou por uma instabilidade, devido a grande quantidade de acessos.
Entretendo, o Banco Central anunciou na manhã desta Terça-feira (25), que a página voltará a funcionar em breve e os problemas serão resolvidos.