Press "Enter" to skip to content

Sala de exame é transformada em espaço lúdico para crianças

Última atualização 04/07/2018 | 16:09

O teto da sala ganhou adesivos fotoluminescentes, que se destacam no escuro

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) inauguram, nesta quarta-feira (04), o projeto de humanização “Espaço Sideral” no Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Com o foco em criar um ambiente hospitalar humanizado, reduzindo a exposição de pacientes à radiação.

O tema escolhido pela equipe multidisciplinar do hospital foi “Espaço Sideral”, com astronautas e extraterrestres que criam um ambiente lúdico, tanto para os adultos quanto para as crianças atendidas no local. O envelopamento da sala de tomografia foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), com material vinílico em laminação fosca, próprio para ambientes hospitalares por ser ecologicamente correto e sem odor.

O teto da sala ganhou adesivos fotoluminescentes, que se destacam no escuro e proporcionam um ambiente agradável aos pacientes. Além de transformar as salas de exames, o projeto contribui para acalmar pacientes, diminuir o tempo de procedimento e de exposição à radiação.

Para Cristiane Claro Monzani, coordenadora de projetos sociais da FIDI, o projeto visa propiciar um ambiente mais acolhedor e humanizado, tornando o exame menos desconfortável e acalmando o paciente. “Todas essas ações ajudam a reduzir o tempo de exposição à radiação do exame, sedativos e, consequentemente, a diminuição dos riscos de reações adversas”, explica.

“Estamos felizes em inaugurar mais este projeto de humanização, todo o trabalho é pensado para ofertar melhor acolhida aos pacientes, assim como funcionários, equipes médicas e enfermeiros”, comemora Anderson Ruzene, Superintendente de Operações da FIDI.

Humanização em hospitais

O projeto de humanização em hospitais foi desenvolvido pela FIDI Social, área responsável pelo mapeamento e elaboração de campanhas de conscientização e ações sociais da Fundação. O HDT é a segunda unidade a ser beneficiada pelo projeto em Goiás e o quinto hospital com o setor de radiologia humanizado desde a sua criação, em 2017. Em São Paulo, os hospitais infantis Darcy Vargas e Cândido Fontoura tiveram as salas de tomografia adornadas com o tema ‘Floresta Encantada’. Em São Caetano do Sul, o setor de radiologia do Hospital Infantil Márcia Braido foi revitalizado com o tema ‘Fundo do Mar’. Para 2018, a programação é humanizar mais 6 hospitais atendidos pela Fundação.

Foto: Divulgação