A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta segunda-feira (28), que o tema do Carnaval de 2026 será “110 Anos de Samba”. A escolha tem o objetivo de homenagear o marco histórico da primeira gravação comercial do samba no Brasil, com a música “Pelo Telefone”, registrada em 1916. A iniciativa também busca reforçar a importância da capital baiana como um berço e referência da cultura afro-brasileira.
A canção, creditada a Donga e Mauro de Almeida, foi gravada no Rio de Janeiro e é considerada o ponto de partida do samba como um gênero fonográfico. A cidade de Salvador tem um histórico de manifestações culturais que deram origem ao samba, especialmente nas comunidades negras da Bahia e do recôncavo, como os batuques, chulas, lundus, toques de candomblé e rodas de partido-alto.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, a capital baiana sempre foi um polo cultural brasileiro e, em 2026, o samba será celebrado de forma merecida. Ele garantiu que a gestão municipal promoverá ações colaborativas com artistas, escolas de samba, blocos afros e comunidade do samba. Estão todos convidados a participar desse momento de celebração.
A campanha oficial será lançada ainda neste ano e contará com ações digitais, intervenções urbanas, curadoria artística e programações culturais dedicadas ao samba em suas diversas manifestações, desde o samba de roda até o samba-reggae, passando pelo pagode, samba-enredo e axé. A expectativa da homenagem é proporcionar uma experiência enriquecedora para moradores e turistas, resgatando a essência do carnaval baiano em conexão com as tradições afrodescendentes.
Foliões do circuito Batatinha no Pelourinho comemoram o Oscar de melhor filmes estrangeiro. A cidade de Salvador respira cultura e tradição, e o Carnaval de 2026 promete ser uma celebração à altura do samba e de toda a riqueza cultural que a Bahia carrega. A expectativa é que a festa atraia milhares de turistas e injete milhões na economia local, fortalecendo ainda mais a posição da capital baiana como um polo cultural e turístico no Brasil.