Samba de São Lázaro retorna com horário reduzido em Salvador: futuro do evento em discussão

Samba de São Lázaro volta a acontecer com horário reduzido após reunião com autoridades; futuro do evento será discutido

Organizadores tiveram nova reunião com a prefeitura de Salvador, que concedeu autorização para edição desta sexta-feira (6), de 19h às 22h.

Samba de São Lázaro retorna nas noites de sexta em Salvador Em meio às discussões sobre o futuro do Samba de São Lázaro, o evento voltou a ser realizado nesta sexta-feira (6), só que mais cedo e com duração reduzida. A festa de rua, que ocorria semanalmente em frente à Igreja de São Lázaro, no bairro da Federação, teve horário limitado das 19h às 22h — período em que costumava iniciar antes das queixas dos moradores dos prédios vizinhos.

A liberação para esta edição foi concedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que se reuniu com representantes da festa ao longo da tarde. O encontro contou também com a participação do vereador Duda Sanches (União Brasil), que é contra o modelo em que o evento vinha ocorrendo.

Inicialmente, seria realizado um evento teste nesta semana, com equipamentos que medem a frequência sonora, para saber se o samba está mesmo cumprindo as determinações legais, mas, conforme o vereador, houve atrasos de documentações.
O evento teste será na próxima semana, porque o pessoal do samba se atrasou com as documentações importantes e necessárias para o poder público, mas o nosso plano é que todos os entes envolvidos estejam lá, pensando em todas as possibilidades, para que a gente fortaleça esse importante vetor cultural, mas que a gente permita que os moradores tenham os seus direitos protegidos, afirmou Duda Sanches em entrevista à TV Bahia.

Reivindicações da organização da festa
Os organizadores do samba argumentam que sempre realizaram a festa com alvará semanal da prefeitura. Mas relatam que, nos últimos meses, estariam sofrendo com perseguições. Por outro lado, moradores da região apontam problemas como poluição sonora, engarrafamentos e urina nas portas dos condomínios. A rua fica em uma área nobre, com imóveis de luxo.

Em meio a isso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade (Secult), afirma reconhecer a relevância do samba e ressaltou que está trabalhando para mediar uma solução que garanta a continuidade do evento, “respeitando o ordenamento público”.

Uma nova reunião está marcada para terça-feira (10) com a presença de membros da organização da festa, setores da gestão municipal, como a Secult, a Sedur e a Superintendência de Trânsito (Transalvador), a Polícia Militar e outros órgãos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por abusar de quatro meninas em Salvador, suspeito vivia com mãe de vítimas

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de quatro meninas durante anos em Salvador

Suspeito convivia com a mãe de três das quatro vítimas, que possuem idades entre 9 e 13 anos. Ele foi detido no Largo da Madragoa, no bairro da Ribeira.

Um homem foi preso, suspeito de abusar sexualmente de quatro meninas, com idades entre 9 e 14 anos, em Salvador, na segunda-feira (23). O crime teria durado anos em um imóvel em uma invasão conhecida como Cidade do Plástico, no bairro de Periperi.

O suspeito, que convivia com a mãe de três das quatro vítimas, teria se aproveitado da vulnerabilidade das meninas, intensificando os abusos após a companheira engravidar. Uma das vítimas relatou que a mãe sabia dos crimes, mas omitia-se e fingia dormir enquanto os abusos aconteciam.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal de Salvador, a prisão aconteceu após uma denúncia feita por uma das vítimas, uma menina de 9 anos. A criança relatou ter sido coagida a praticar atos sexuais.

As outras três meninas confirmaram os abusos e detalharam um padrão de violência e coerção por parte do suspeito.

A Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal foi acionada pela escola e, em conjunto com o Conselho Tutelar e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), localizou e prendeu o suspeito em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara dos Feitos Relativos aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente de Salvador.

O suspeito foi localizado no Largo da Madragoa, no bairro da Ribeira. Ele foi levado para a Polícia Interestadual (Polinter) em Salvador, onde segue à disposição da Justiça e aguarda transferência para o sistema prisional. Com o homem, foram apreendidos documentos de identificação, uma quantia em dinheiro e um celular.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp