San Antonio Bulo Bulo e Central Córdoba: Estreantes da Libertadores 2025

san-antonio-bulo-bulo-e-central-cordoba3A-estreantes-da-libertadores-2025

Escudo da CBF e campeão inusitado: conheça os estreantes da Libertadores 2025

San Antonio Bulo Bulo, da Bolívia, e Central Córdoba, da Argentina, são as equipes que jogam a Libertadores pela primeira vez. A Conmebol Libertadores 2025 terá duas equipes estreantes: o San Antonio Bulo Bulo, campeão do Torneio Apertura da Bolívia, e o Central Córdoba, campeão da Copa Argentina. Entre os 32 participantes da fase de grupos, apenas as duas equipes jogam a competição pela primeira vez na história.

O San Antonio Bulo Bulo, de Cochabamba, caiu no Grupo H com Peñarol, Olimpia e Vélez Sarsfield. No Grupo C, o Central Córdoba, de Santiago del Estero, terá a dura missão de enfrentar o Flamengo. Além do clube carioca, eles também enfrentam LDU e Deportivo Táchira.

SAN ANTONIO BULO BULO

Campeão do Torneio Apertura da Bolívia sobre o Universitario de Vinto, o San Antonio Bulo Bulo chama atenção já pelo escudo muito parecido com o da CBF. A conexão com o Brasil não para por aí. Thiago Leitão comandou o time durante a campanha do título, mas deixou o clube e hoje treina o vice-campeão do Apertura de 2024. Julio Cesar Baldivieso é o treinador da equipe, mas ainda não estreou oficialmente. O time jogou dois amistosos em fevereiro e só perdeu. Antes, não viveu bom momento no Torneio Clausura. O Bulo Bulo terminou na 13ª colocação de um total de 16 times e chegou a sofrer um 8 a 0 para o The Strongest.

A equipe manda os jogos no Estádio Dr. Carlos Villegas, com capacidade para 17 mil torcedores. Apesar da Bolívia assustar pela altitude, a cidade não está no mapa que os brasileiros querem fugir. Entre Ríos, local em que o Bulo Bulo manda os jogos, tem 241 metros de altitude. O problema, neste caso, é a logística para chegar.

CENTRAL CÓRDOBA

O Central Córdoba foi um campeão completamente inesperado na Argentina. Eles venceram a Copa em 2024 diante do Vélez Sarsfield, campeão argentino. Foi o primeiro grande título nacional da equipe, que já havia completado 105 anos. A espera por um título chegou ao fim após mais de 100 anos de história. Antes, as conquistas de maior destaque foram a Terceira Divisão em 1986 e a Segunda em 1998. Apesar do nome, o Central Córdoba não é de Córdoba. O nome é por conta da companhia da ferrovia que ligava Santiago del Estero, a verdadeira cidade do clube, com a cidade de Córdoba. O time manda os jogos no Estádio Alfredo Terrera, que tem capacidade para 16 mil presentes. Em 2025, o time jogou dez partidas, todas no Campeonato Argentino. Foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Eles estão na sexta colocação do Grupo A da competição, que tem 15 times.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp