Saneago e Sesc Cidadania realizam evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

A Saneago promoveu ontem (15), por meio da Gerência de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PR-GAS), em parceria com a escola Sesc Cidadania do Setor Jardim América, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, que ocorrerá em 22 de março.

Na ocasião, o gerente de Educação Ambiental e Sustentabilidade, administrador Divino Lázaro, ministrou uma palestra com o título “Evitando o Desperdício de Água”, cujo conteúdo foi elaborado pelo Núcleo de Educação Ambiental Washington Novaes (NEA), tendo a equipe da Gerência de Marketing da Saneago a autoria do projeto gráfico da apresentação.

O evento contou com a participação de 190 alunos da segunda fase do ensino fundandamental (6º e 7º anos) e a iniciativa para essa ação partiu da professora Adriana Mara de Oliveira, coordenadora da escola, que se fez presente juntamente com toda a equipe de docentes. Segundo Adriana, a ideia é conscientizar os jovens alunos sobre o uso racional da água.

Foi montado também, na parte externa ao auditório, um ponto de coleta de Óleo Residual de Frituras – ORF, onde os alunos colaboraram para o programa “Olho no Óleo”, da Saneago. No total, 171,63 litros do resíduo foram recolhidos. Esse volume será encaminhado para produção de biodiesel, que é uma forma de reaproveitamento sustentável. Mediante a entrega do óleo, os alunos receberam um bônus em forma de crédito na fatura de água e esgoto, que foi lançado para a próxima referência.

Os envolvidos tiveram, ainda, momentos de descontração. Eles participaram de forma lúdica e dinâmica com perguntas e repostas sobre o tema, o que foi apresentado por meio de um teatro com fantoches, além de vídeos e demonstração de slides.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Geração Beta: O futuro começa em 2025; entenda as características desse novo grupo

O ano de 2025 marca o início da Geração Beta, que inclui os nascidos entre 2025 e 2039. Segundo Mark McCrindle, futurista especializado em tendências geracionais, os membros dessa nova geração serão filhos dos jovens da Geração Y (Millennials) e dos mais velhos da Geração Z, representando cerca de 16% da população mundial em 2035.

McCrindle destaca que a Geração Beta será imersa em um mundo onde a inteligência artificial (IA) e a automação estarão profundamente integradas ao cotidiano, desde a educação até o entretenimento. “Eles provavelmente serão a primeira geração a viver com transporte autônomo em larga escala, tecnologias de saúde vestíveis e ambientes virtuais imersivos como parte do dia a dia. Seus anos de formação serão marcados pela personalização, com algoritmos de IA adaptando seus aprendizados, compras e interações sociais de maneiras que ainda estamos começando a imaginar”, afirma McCrindle em seu blog.

Essa é a principal diferença entre os Beta e a geração anterior, a Alpha. Enquanto os Alpha (nascidos entre 2010 e 2024) presenciaram o crescimento da tecnologia inteligente e da IA, os Beta já nascerão em um mundo onde essas inovações são parte integral de sua realidade.

Além disso, McCrindle ressalta que, diante dos riscos já conhecidos da tecnologia, os pais da Geração Beta, que pertencem à Geração Z, estarão mais atentos ao uso das redes sociais pelas crianças. “Os pais da Geração Z são mais propensos a priorizar a limitação do tempo de tela de seus filhos (36% dos pais da Geração Z, em comparação com 30% dos pais da Geração Y)”, observa o especialista.

A Geração Beta também crescerá em um contexto de grandes desafios sociais e ambientais, como as mudanças climáticas e as transformações populacionais globais. McCrindle prevê que eles terão uma consciência ecológica mais apurada e maior capacidade de adaptação às adversidades ambientais. “Eles terão uma mentalidade global e comunitária, com foco na inovação para resolver os problemas urgentes do seu tempo”, conclui McCrindle.

As gerações são definidas em ciclos de 15 anos, o que permite aos analistas estudar as tendências de cada grupo. Essas gerações são nomeadas com letras, como X, Y, Z e Alpha, e agora, a Geração Beta começa a desenhar os contornos de seu futuro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp