Saneago fará manutenção em adutora do Sistema Meia Ponte

No próximo domingo ,14, técnicos executam manutenção programada na adutora de água tratada do Sistema Meia Ponte, em Goiânia, localizada na Vila Canaã. A previsão é que o serviço ocorra das 4h às 15h.

Após a conclusão da manutenção, o sistema de abastecimento será gradualmente normalizado, com previsão de recuperação total ao longo da noite de domingo. No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e reservatórios são carregados com carga d’água.

O abastecimento não é comprometido no momento em que o bombeamento é interrompido e, da mesma forma, ele não é normalizado no instante em que o bombeamento é retomado.

Saneago solicita a compreensão dos clientes e que todos façam o consumo consciente das reservas nas caixas d’água, sem desperdícios. Essa medida contribui para agilidade na recuperação do sistema. Confira dicas de consumo consciente em www.saneago.com.br/dicas

ADUTORA

Os trabalhos deste domingo são complementares à manutenção emergencial realizada nesta mesma tubulação, dias 29 e 30 de junho. Após a retomada do bombeamento (1/7), foi constatado um pequeno vazamento de água nas juntas mecânicas utilizadas no serviço.

Visando minimizar os impactos no fornecimento de água tratada à população e a rápida recuperação de nível dos reservatórios, o bombeamento de água foi mantido e o conserto programado para um momento mais adequado.

BAIRROS AFETADOS:

Reservatório Atlântico: 

Goiânia: Bairro Anhanguera, Bairro Recreio Funcionários Públicos, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Jardim Ana Lúcia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Privê Atlântico, Residencial Aquarius 2, Residencial Aquarius, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Florida, Residencial Granville, Residencial Vereda dos Buritis I, Residencial Vereda dos Buritis II, Setor Faiçalville, Setor Novo Horizonte, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.

Aparecida de Goiânia: Bairro Cardoso, Bairro Ilda, Cidade Vera Cruz II, Cidade Vera Cruz Regence, Conjunto Cidade Vera Cruz, Conjunto Residencial Santa Fé, Goiânia Park Sul, Jardim Helvécia, Jardim Tropical, Jardins Mônaco, Morada Sul II, Setor Buriti Sereno, Setor Garavelo Residencial Park, Setor Garavelo, Vila Mariana, Vila Rosa.

Reservatório Novo Horizonte: 
Goiânia: Vila Novo Horizonte.

Reservatório Jardim Helvécia:
Aparecida de Goiânia: Bairro Cardoso, Buriti Sereno, Garavelo Residencial Park, Garavelo, Jardim Helvécia, Jardim Itapuã.

Reservatório Morada dos Pássaros:
Aparecida de Goiânia: Conjunto Cidade Vera Cruz, Jardim Itapuã, Loteamento Colinas de Homero, Loteamento Porto das Pedras, Morada dos Pássaros, Pontal Sul, Solar Park.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PF indiciou Bolsonaro e militares por plano de golpe e assassinato de autoridades

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira, 21, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, após as eleições presidenciais de 2022, nas quais Bolsonaro foi derrotado. Além do ex-presidente, a PF concluiu que mais 36 pessoas estão envolvidas, entre elas ex-ministros do governo, como Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI), e Braga Netto (Defesa), além de outros militares e aliados do ex-presidente.

O relatório final foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aponta que os indiciados foram responsáveis por tramas golpistas, ações relacionadas aos atos de 8 de janeiro, e até um plano para assassinar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD), e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, também foi indiciado e prestou depoimento ao STF nesta quinta-feira, 21, sendo considerado um dos últimos testemunhos a serem ouvidos no caso.

Entre os crimes atribuídos aos indiciados estão: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Plano de assassinato

Além das investigações sobre os atos golpistas, a PF realizou uma operação, na terça-feira (19), contra uma organização criminosa responsável por planejar os assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes. A organização, composta principalmente por militares das Forças Especiais, visava a realização de um golpe para impedir a posse do governo eleito em 2022.

A investigação revelou que o plano de assassinato foi preparado para o dia 15 de dezembro de 2022, e que Moraes estava sendo monitorado de forma contínua. A organização também tinha a intenção de criar um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para gerenciar as consequências de suas ações.

A PF concluiu que Bolsonaro tinha pleno conhecimento do plano, o que agrava ainda mais a situação do ex-presidente.

O 8 de Janeiro e as consequências

Em 8 de janeiro de 2023, seguidores de Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília, em protesto contra o resultado das eleições de 2022. O governo federal decretou intervenção na segurança do Distrito Federal e mais de 1.800 pessoas foram presas nos dias seguintes.

As investigações sobre os atos de 8 de janeiro identificaram financiadores e grupos organizados que planejaram os ataques. Bolsonaro passou a ser investigado após surgirem evidências de que ele havia incentivado discursos golpistas, levando o STF a aceitar denúncias contra centenas de envolvidos. Vários réus já foram condenados por crimes como associação criminosa, dano ao patrimônio público e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos