Saneago intensifica ações para manter abastecimento de água nas férias

Saneago planeja e executa ações ao longo de todo o ano, para que, quando cheguem as férias, não falte água em quantidade e qualidade para atender a população nas cidades turísticas.

Uma das principais ações visa reduzir o índice de perdas, durante todos os meses do ano, o que garante maior segurança hídrica no período de maior demanda.

Com a chegada das férias escolares, a procura por cidades goianas como Pirenópolis, Três Ranchos, Lagoa Santa, Alto Paraíso, entre outros destinos turísticos cresce consideravelmente.

O mês de julho também coincide com a temporada de praias no Rio Araguaia. Por isso, durante este período, é preciso um reforço no sistema de abastecimento para garantir água tratada para os turistas e para os moradores locais.

SANEAGO

Um dos destaques nesse quesito é Lagoa Santa, famosa por sua imensa lagoa de águas termais, e que possui o menor índice de perdas de água em todo o estado, 10,97%, enquanto a média nacional é de 40,3%.

A cidade é atendida por poço tubular profundo e sua vazão comporta a longo prazo toda a demanda da população flutuante.

Outro destino muito procurado por turistas é Três Ranchos, no Sudeste de Goiás. Com atrações naturais, como o Lago Azul, o município atrai turistas de todas as partes do Brasil.

O índice de perdas, atualizado, é de 19,01%, o que é considerado um patamar excelente, bem abaixo do índice nacional.

Além disso, a empresa implantou um novo reservatório apoiado, com capacidade de reservar 500 mil litros de água tratada, para garantir o abastecimento nos períodos de maior consumo, como ocorre nos feriados e férias escolares.

PIRENÓPOLIS

Um dos principais destinos, Pirenópolis recebe visitantes principalmente de Goiânia e Brasília, devido à sua proximidade com as duas capitais.

Com 26,6 mil habitantes, durante as férias, esse número sobe para até 200 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Ao longo do mês de julho, as vazões dos mananciais que abastecem o município estão dentro dos níveis satisfatórios e o sistema de abastecimento de água da cidade também possui capacidade de produção suficiente para este período.

No entanto, os técnicos da Saneago realizam o monitoramento diário do sistema e, caso seja necessário, será acionado um conjunto de motor-bomba para captação do Rio das Almas, ampliando a produção de água tratada.

RIO ARAGUAIA

Para temporada Araguaia 2023, a estimativa é de que as cidades banhadas pelo rio recebam cerca de um milhão de pessoas nos meses de junho e julho. Somente em Aruanã, a expectativa é para 500 mil visitantes.

Nesse município, além das ações planejadas e executadas ao longo do ano, a Saneago providenciou a locação de três geradores de energia para as estações de captação e tratamento de água e para o Centro de Reservação Morada do Sol, para garantir o abastecimento de água mesmo em caso de interrupção da energia elétrica na cidade.

As equipes técnicas também estão trabalhando nos finais de semana, caso haja necessidade de manutenções emergenciais no sistema de abastecimento.

Em Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, o sistema de abastecimento de água possui capacidade de produção para atender o município no período de alta temporada.

Foram locados dois geradores para alimentar a captação e a estação de tratamento de água e foi montada, também, uma estrutura provisória de captação e tratamento para abastecer as barracas montadas na prainha e que ficará disponível durante todo o mês de julho.

Esse filtro trata e distribui a água do reservatório, que foi instalado em parceria com a prefeitura municipal e tem capacidade para cinco mil litros.

CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos principais atrativos para quem visita a cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Todos os anos, a região recebe milhares de turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e a prática esportes de aventura.

Para incrementar o abastecimento neste período de férias no município, as equipes da Saneago interligaram um novo poço tubular profundo, aumentando assim a produção de água para atender turistas e moradores locais.

Em São Jorge, distrito de Alto Paraíso, uma série de ações foram executadas entre os dias 03 e 07 de julho, para reforçar o abastecimento de água durante este mês.

Dentre elas, destaque para a substituição dos conjuntos de bombas da captação de água bruta, para aumentar a vazão e a produção.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp