Saneago planeja inaugurar Sistema Mauro Borges em julho

Segundo informações do Governo do Estado de Goiás, a Saneago planeja inaugurar em julho o Sistema Produtor Norte de Goiânia, localizado no Jardim Guanabara, na Capital. Este é o maior complexo de abastecimento de água da Região Centro-Oeste e atenderá cerca de 3 milhões de pessoas.

A companhia estima que o Sistema Mauro Borges irá garantir água tratada para Goiânia e Região Metropolitana até 2040. A capacidade de abastecimento será duplicada para atender o aumento do consumo, de 4 mil L/s passará a fornecer 8 mil L/s.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Desta forma, o Sistema Produtor Meia Ponte não será mais utilizado por Goiânia e servirá as cidades de Trindade e Goianira. Cerca de 680 L/s serão remanejados para os municípios.

De acordo com o Governo do Estado, aproximadamente R$ 1 bilhão foram investidos no novo sistema, que teve parceria com o Governo Federal e organismos financeiros internacionais para angariar os recursos para as obras.

A primeira etapa de obras e serviços do Sistema Mauro Borges começou em 2002 com a construção da Barragem do Ribeirão João Leite. A segunda entrou em pré-operação recentemente e compreende a Estação Elevatória de Água Bruta, a Estação de Tratamento de Água e milhares de metros de adutoras e redes de distribuição.

O sistema está em fase de testes. Além de beneficiar Goiânia, o projeto faz parte da meta da Saneago de universalizar o serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Aparecida de Goiânia até o final de 2019.

Tags: