Foram entregues à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na manhã desta terça-feira, 25, três respiradores doados pelo papa Francisco. De acordo com a Santa Casa, a entrega dos novos equipamentos foi feita por meio do projeto ‘Esmolaria Vaticana’, que enviou uma comitiva de médicos do Vaticano. Os médicos foram recebidos na capital pelo arcebispo dom Washington Cruz.
Durante a cerimônia de entrega dos respiradores, o vice-presidente da Santa Casa e auxiliar do arcebispo de Goiânia, bispo dom Levi, benzeu os equipamentos antes que fossem repassados à unidade de saúde. A Santa Casa informou que pacientes com coronavírus são atendidos no local desde o início do mês de junho.
O esmoleiro vaticano, cardeal Konrad Krajewski enviou uma nota à instituição informando que o Vaticano destaca que o papa “incessantemente faz um sincero apelo para a generosidade e a solidariedade para com aquelas populações e aqueles países que majoritariamente sofrem por causa da emergência epidemiológica da Covid-19”. A equipe do Vaticano pretende entregar 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom a vários hospitais do Brasil.