A Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo, inaugurou o novo Ambulatório de Oncologia, Quimioterapia e Braquiterapia e ampliou o atendimento a pacientes em tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço, localizado no segundo andar da ala ‘F’ do hospital, conta com sala de espera com 70 poltronas, 21 cadeiras para sessões de quimioterapia, seis quartos com leitos para pacientes pediátricos e adultos, além de cinco consultórios. A área de 620 m² ainda abriga banheiros adaptados, postos de medicações e de enfermagem, sala de utilidades e coordenação.
“A área que já existia ocupava um mesmo espaço, mas com uma planta física ruim”, explicou o diretor técnico da Santa Casa, Alex Macedo, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo. De acordo com ele, a construção do ambulatório era antiga, com iluminação desfavorável que dificultava o processo de atendimento. “Hoje é uma construção moderna, climatizada, então vai ser mais confortável para o paciente”, disse. O provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, explicou que o número de pacientes oncológicos aumenta diariamente. “O câncer, infelizmente, tem uma progressão muito grande. A cada dia, a DE recebe maior número de pacientes infectados por essa doença que realmente é muito triste. Com essas dependências, vamos ter condições de dar o melhor atendimento”, afirmou.
Segundo a Santa Casa, o novo ambulatório complementa o projeto de reforma e modernização das unidades dedicadas ao SUS, que já entregou as unidades de internação do 3ºE, 2ºE, 2ºJ, 3ºJ, 2ºI. As obras, que custaram R$ 10 milhões, foram planejadas com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pelo deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD). Segundo apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, 90% do atendimento no local é destinado ao SUS. O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, esteve na inauguração que ocorreu na sexta-feira (31). “A presença do Estado é para reafirmar a parceria Estado e Santa Casa de Santos”, disse Paiva, informando ainda que pretende ampliar os leitos SUS em outros serviços no hospital.
A nova unidade visa melhorar o atendimento e proporcionar mais conforto aos pacientes em tratamento contra o câncer. Com uma estrutura mais moderna e adequada, a Santa Casa de Santos reafirma seu compromisso em oferecer cuidados de qualidade a todos os pacientes. A inauguração do Ambulatório de Oncologia, Quimioterapia e Braquiterapia é um marco importante na assistência à saúde da região, destacando a importância do SUS e da parceria entre instituições e o Estado. Esta iniciativa demonstra o empenho em promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas em momentos tão desafiadores.




