Após três anos de suspensão, o Diário do Estado Montes Claros anunciou a retomada dos atendimentos pediátricos para convênios e particular a partir de 1º de maio. Um dos motivos alegados para a suspensão foi a dificuldade em encontrar profissionais especializados. Segundo o médico Alécio Messias, responsável pelo serviço no Pronto Atendimento, a assistência será realizada por uma equipe especializada e em um espaço estruturado para o bem-estar de crianças e acompanhantes. A relação de convênios vinculados ao hospital pode ser consultada.
O superintendente da instituição, Maurício Sérgio Sousa e Silva, falou que a retomada dos atendimentos parte de uma demanda da população. No tempo em que o serviço estava suspenso, a Santa Casa manteve sua estrutura de cuidados pediátricos SUS ativa, funcionando no Pronto Socorro, CTI Neonatal e Pediátrico, Enfermaria Pediátrica, Bloco Obstétrico e Maternidade. A decisão de retomar o serviço visa atender as necessidades da população e a missão da Santa Casa de oferecer assistência de excelência para Montes Claros e todo o norte de Minas. A retomada do atendimento pediátrico no PA é vista como uma vitória para todos os envolvidos.
Em meio a reclamações sobre a falta de atendimento pediátrico em Montes Claros, a retomada desses serviços na Santa Casa é um marco importante. A população tem enfrentado dificuldades para conseguir atendimento em alguns hospitais da região e a prefeitura chegou a decretar situação de emergência devido à falta de leitos pediátricos para o SUS e planos de saúde. O cenário de apreensão dos pais pela escassez de pediatras na cidade reflete a importância da retomada dos atendimentos pediátricos na instituição.
Além disso, o Diário do Estado destaca a repercussão do problema de falta de pediatras em Montes Claros em um vídeo veiculado em 2024. Pais preocupados com a falta de profissionais especializados para atendimento de crianças mostram a urgência em solucionar essa questão no sistema de saúde da cidade. A continuidade do problema de falta de pediatras evidencia a importância da retomada dos atendimentos pela Santa Casa.
A retomada dos atendimentos pediátricos na Santa Casa Montes Claros é vista como uma conquista para a população, que enfrentou dificuldades e apreensão devido à escassez de profissionais especializados na área. Com o serviço ativo, a instituição reforça seu compromisso em oferecer cuidados de excelência e atender às necessidades de saúde da região. A retomada dos atendimentos pediátricos representa um avanço significativo para a Santa Casa e para a população de Montes Claros e arredores.