Em menos de uma semana, Santa Catarina teve o segundo caso de filhote silvestre com uma mutação rara sendo resgatado. Dessa vez, tratava-se de um gato-do-mato-pequeno com melanismo, uma condição genética que deixa toda a pelagem do animal de cor preta. O filhote foi encontrado em um bananal, chamando a atenção de um agricultor da região de Luiz Alves, no Vale do Itajaí. Este é o segundo caso de um animal da mesma espécie com essa característica identificado em menos de sete dias.
O pequeno filhote estava sozinho em cima de uma árvore e sua presença despertou suspeitas de se tratar de um animal silvestre. Com idade estimada entre 15 e 20 dias, o filhote aparentava estar saudável. Após ser resgatado na quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acionou o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que recomendou que o animal fosse encaminhado para o Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau, localizado no Hospital Veterinário da Furb.
Desde o resgate, o filhote tem recebido cuidados especiais, incluindo leite adequado e atenção da equipe veterinária. Ainda não há previsão de quanto tempo o animal ficará em avaliação no local. O melanismo, responsável por deixar a pelagem dos animais escura por aumentar a produção de melanina, é uma mutação genética conhecida em alguns felinos. No entanto, é um fenômeno raro na espécie do gato-do-mato-pequeno, que já se encontra em perigo de extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Em outra ocorrência na mesma semana, um outro filhote com a mesma condição rara foi encontrado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Com uma aparência que lembra a de um animal de estimação, o filhote silvestre tornou-se viral nas redes sociais após ser resgatado. As imagens do animal resgatado com a rara condição ao lado de como a espécie costuma aparecer chamaram a atenção do público. A partir desses acontecimentos, a conscientização sobre a preservação dessas espécies e a importância da manutenção da biodiversidade na região ganhou destaque.