Santa Catarina: Um dia de tempo instável em suas maiores cidades

Hoje, o estado de Santa Catarina terá um dia de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva em diversas regiões. Nas maiores cidades do estado, a previsão é de sol entre nuvens pela manhã, com a chegada de nuvens carregadas e chuvas isoladas durante a tarde e noite.

Em Florianópolis, a capital catarinense, o dia será de temperaturas amenas, com máxima de 23°C e mínima de 17°C. Chuvas fracas podem ser esperadas ao longo do dia, tornando o clima mais fresco.

Já em Joinville, a maior cidade do estado em população, o tempo também estará instável, com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. As temperaturas ficarão entre 22°C e 16°C, tornando o clima mais úmido e abafado.

Em Blumenau, conhecida pelo seu clima europeu, o dia será marcado por chuvas moderadas e temperaturas mais amenas, com máxima de 21°C e mínima de 15°C. A população precisará se preparar para um dia chuvoso e friozinho.

Portanto, é importante estar atento às previsões do tempo e se preparar para possíveis mudanças climáticas ao longo do dia. Não se esqueça de levar guarda-chuvas e agasalhos para garantir o conforto em meio às variações climáticas típicas do estado de Santa Catarina.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Municípios paulistas têm deslizamentos e alagamentos devido às chuvas

O município paulista de Salesópolis registrou ocorrências de deslizamento de terra, neste final de semana, o que levou ao desabamento parcial do Hotel Vale das Nascentes, localizado no km 5 da Estrada da Roseira. Houve também deslizamento de talude na mesma via, próximo ao Morro Grande, e na Estrada da Barra.

Segundo a Defesa Civil do estado de São Paulo, as vias permaneciam interditadas na manhã de hoje, 5, até que seja feita a remoção do material. Não houve relatos de vítimas.

Dados coletados às 6h55 deste domingo pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que os maiores acumulados nas 24 horas anteriores foram nos municípios de Salesópolis (Ponte Nova): 80 milímetros (mm); São Sebastião (Maresias): 65 mm; Caraguatatuba (Fazenda Serra Mar): 64 mm; Barra do Turvo (Centro): 63 mm; São Sebastião (Barra do Una): 57 mm; São Sebastião (Juquehy): 55 mm; e Santos (Nova Cintra): 54 mm.

Em Caraguatatuba, houve registro de pontos de alagamentos de vias públicas provocados por grande volume de água pluvial. Os bairros mais afetados são centro (Avenida da Praia), Aruã, Poiares, Pinta, Rio do Ouro e Perequê-Mirim. A Defesa Civil informou que algumas moradias ficaram alagadas momentaneamente, mas sem registro de vítimas, desalojados ou desabrigados.

Em Peruíbe (Parque do Trevo), que registrou 45 mm, houve, em vias públicas, erosões provocadas por enxurradas, uma queda de árvore e pontos de alagamentos no bairro Guaraú. Uma família ficou desalojada e foi encaminhada para casa de parentes.

Na tarde de sábado, 4, foram registrados 44 chamados para quedas de árvores no município de Campinas. Os bairros mais afetados foram Parque Taqueral, Parque Alto Taqueral, Jardim Proença, Loteamento Vila Lafayette Álvaro, Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury e Parque São Martino.

Na Rua dos Pacães, uma das árvores atingiu o telhado de uma residência, que passou por vistoria técnica e ficou interditada preventivamente. Quatro pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para a casa de parentes.

Em Americana, foram registrados 30 chamados para quedas de árvores em vias públicas, sendo que algumas atingiram a rede elétrica. Os bairros mais afetados foram Ipiranga, Cidade Jardim e Jardim Brasília. A companhia de energia elétrica foi acionada e enviou técnicos aos locais afetados. Não houve relato de pessoa ferida, desabrigada ou desalojada, e nenhuma residência foi atingida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp