A cidade de Santos, localizada no litoral de São Paulo, estará em evidência na Temporada Brasil-França 2025, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Entre os dias 9 e 14 de setembro, a Banda Querô se apresentará em Paris, além de serem apresentados curtas-metragens e políticas culturais santistas à comunidade francesa. Esta participação é resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto Arte no Dique, com o objetivo de promover cultura, arte, formação e intercâmbio.
A programação da comitiva santista terá início no dia 9, com a presença do secretário de Cultura, Rafael Leal, e do presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo, em um evento na Embaixada Brasileira na França. Leal participará de encontros e palestras sobre políticas culturais na Universidade de Sorbonne, apresentando os editais e programas de fomento da administração municipal. A atuação da Santos Film Commission, que já apoiou mais de mil produções audiovisuais, também será destacada durante a temporada Brasil-França.
A conquista do selo de Cidade Criativa pela Unesco na modalidade Cinema, há dez anos, e o projeto Fábrica Cultural, que oferece mais de 7 mil vagas em cursos de arte em 18 pontos de Santos, serão temas abordados durante as apresentações. Seis curtas-metragens produzidos com investimentos em políticas públicas da Secult também serão exibidos. Dentre eles estão ‘O Enigma de Miguel’, ‘Noroeste – Quem Nasce Tempestade, Não Tem Medo de Vento Forte’, ‘Expresso São Valentim’, ‘Onde as Flores Crescem’, ‘Nem Sempre’ e ‘Os Óculos Novos de Caetano’, selecionados pelo 2º Concurso de Curtas de Santos.
A cidade de Santos marcará presença no festival Lavage de la Madeleine, em Paris, com a participação da Banda Querô. O evento, que faz parte do calendário oficial da capital francesa há mais de 20 anos, atrai cerca de 100 mil pessoas. Na festa de abertura na Embaixada Brasileira, o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo, estará presente, marcando o início das ações do Instituto nesse novo ciclo de parceria cultural. Durante o Soirée Brazilian Vibes, no Belushi’s Bar, cinco músicos da Banda Querô se apresentarão ao lado de outros artistas renomados e haverá degustação de caipirinha, açaí e showroom de artesanato baiano.
Fundado em 2003, o Instituto Arte no Dique tem como missão promover inclusão social e formação cidadã por meio da arte. Atualmente, atende quase 500 pessoas por dia em seu complexo de 960 m², oferecendo oficinas de percussão, violão, dança, capoeira, teatro, audiovisual, entre outras atividades. O instituto já possui uma filial em La Ciotat, França, atuando como apoio a intercambistas e promovendo a presença cultural do Arte no Dique na Europa. O intercâmbio para o continente europeu resultou em apresentações, workshops e oportunidades para jovens talentos, como o músico Gabriel Andrade, atualmente atuante na Itália.
Além disso, curtas-metragens produzidos em Santos, como ‘Amar ao Envelhecer’ e ‘Flores Invisíveis’, foram exibidos no 9º Inter-City Film Festival, na Coreia do Sul. As produções santistas tiveram destaque no evento, contando com a participação das diretoras e coordenadoras da entidade em podcasts e discussões sobre o cenário audiovisual. A presença de Santos em festivais e eventos internacionais fortalece a cena cultural local, promovendo intercâmbio e reconhecimento para talentos da região.