Perícia aponta que teto do Santuário do Morro da Conceição desabou por oxidação de peças de sustentação e falta de manutenção
De acordo com a perícia realizada, a oxidação das peças metálicas responsáveis por fixar uma das treliças do Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi a causa principal do desabamento ocorrido no dia 30 de setembro, na Zona Norte do Recife. O laudo elaborado pelo Instituto de Criminalística e entregue à Polícia Civil revelou que a água infiltrada no teto e nas paredes do lado direito acelerou o processo de degradação das peças, que acabaram não suportando o peso do telhado, placas solares e mantas asfálticas instaladas na estrutura.
No documento elaborado pelo perito Fernando Luiz da Silva, é destacado que a falta de aderência à parede do console da quinta treliça do santuário foi crucial para o desabamento. Além disso, o laudo evidencia a ausência de um plano de manutenção prévio da estrutura como fator determinante para o acidente. A oxidação das peças de sustentação foi um processo resultante da infiltração de água nas superfícies do teto e das paredes, sem que houvesse um cuidado efetivo para evitar danos estruturais.
A Arquidiocese de Olinda e Recife foi questionada sobre o laudo pericial que apontou a oxidação das peças e a ausência de manutenção adequada do telhado como causas do desabamento, porém, até o momento da última atualização desta reportagem, não havia se manifestado a respeito. Enquanto isso, a Polícia Civil recebeu o laudo da perícia e incorporará as informações à investigação em andamento. O caso demanda diligências complementares devido à complexidade, englobando análises documentais e vistorias no local do acidente.
A comunidade aguardava a distribuição de cestas básicas quando o teto desabou, deixando dois mortos, Antônio José dos Santos e Maria da Conceição de França Pinto, e 25 feridos. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição é palco de uma das mais importantes celebrações religiosas do catolicismo em Pernambuco, atraindo mais de um milhão de fiéis anualmente. A Festa do Morro já completou 120 anos e, apesar de não ser a padroeira do Recife, Nossa Senhora da Conceição possui grande devoção entre os fiéis, sendo o dia 8 de dezembro feriado na cidade.
A imagem gigante da santa, localizada no alto do morro, contribui para a popularidade das festividades e das manifestações de fé dos devotos. A cada ano, mais de um milhão de pessoas sobem as ladeiras e escadarias em direção à imagem, celebrando a devoção a Nossa Senhora da Conceição. O acidente no Santuário do Morro da Conceição trouxe à tona a importância da manutenção preventiva e do cuidado com as estruturas históricas, visando evitar tragédias como a ocorrida.