São José dos Campos (SP): Veterano da 2ª Guerra morre aos 104 anos; cidade decreta luto

São José dos Campos (SP): Veterano da 2ª Guerra morre aos 104 anos; cidade decreta luto

SÃO PAULO (SP) — O tenente Jarbas Dias Ferreira, veterano da Segunda Guerra Mundial, faleceu na última sexta-feira (11), em São José dos Campos, aos 104 anos. Com uma trajetória marcada por bravura em combate e memórias que atravessaram oito décadas, Jarbas foi um membro ativo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), onde passou um ano na Itália durante o conflito.

A morte do ex-combatente foi oficialmente lamentada pela Prefeitura Municipal, que decretou luto de três dias em respeito ao seu legado. Jarbas, que ainda se lembrava claramente das dificuldades enfrentadas na guerra, fez questão de compartilhar sua experiência, afirmando: “Infelizmente, a guerra é a pior coisa que existe. Não existe coisa pior do que uma guerra”.

Nascido em Mogi das Cruzes, Jarbas chegou a São José dos Campos em 1934. Antes de se alistar, trabalhou na Tecelagem Parahyba e, após a guerra, tornou-se comerciante, dirigindo a tradicional Bicicletaria Brasil. Sua conexão com o Exército Brasileiro perdurou por toda a vida, participando frequentemente de eventos cívicos e de formaturas do Tiro de Guerra local.

Durante seu tempo na Itália, Jarbas viveu experiências traumáticas, enfrentando noites congelantes nas trincheiras, que podiam atingir até 20 graus abaixo de zero. Em suas memórias, as dificuldades não eram apenas compartilhadas entre os soldados, mas também entre os civis que ele viu sofrer, incluindo crianças e idosos.

Um dos episódios mais marcantes de sua vida foi o Dia da Vitória, em 8 de maio de 1945, quando a Alemanha nazista se rendeu. Para ele, essa data simbolizava a esperança de retornar para casa e reencontrar sua família: “Foi o dia mais feliz da nossa vida, porque a gente tinha certeza de que viríamos logo para a nossa casa”.

O velório de Jarbas aconteceu na Urbam, localizada na Vila Industrial, e seu sepultamento foi realizado no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek, no centro de São José dos Campos, onde ele deixou um legado de coragem e resiliência. Sua história continua a ser um importante capítulo no reconhecimento dos veteranos da guerra e a valorização do serviço militar no Brasil.

MAIS LIDAS
Volkswagen Saga, primeiro híbrido leve da marca no Brasil, chega
Carreta tombou na BR-381, congestionamentos se formam na saída de
Acidente entre carretas na BR-381 interdita pista e causa congestionamento
Associação Brasileira de Imprensa condena ataque à liberdade de expressão
BYD apresenta Ti7 na Europa com design boxy e motorização