São Luiz do Paraitinga recebe 1ª sirene de alerta para inundações em SP: avanço na prevenção de desastres naturais

sao-luiz-do-paraitinga-recebe-1a-sirene-de-alerta-para-inundacoes-em-sp3A-avanco-na-prevencao-de-desastres-naturais

São Luiz do Paraitinga está se preparando para receber a 1ª sirene de alerta para inundações do estado de SP. O equipamento será inaugurado na manhã deste sábado (26), durante um simulado na cidade. Atualmente, São Sebastião é a única cidade que conta com essa tecnologia, mas, nesse caso, o alerta é focado em deslizamentos de terra no litoral paulista.

A Defesa Civil de São Paulo vai inaugurar, neste sábado (26), em São Luiz do Paraitinga, a primeira sirene para alertar sobre inundações em todo o estado. A sirene será integrada ao sistema de monitoramento dos rios na cidade. Não só isso, a sirene faz parte de um pacote de investimento de R$ 1,3 milhão do governo estadual, que prevê a instalação de pelo menos outros três equipamentos em outras três cidades.

O Sistema de Sirenes de Alerta de Risco (Sisar) deve atuar em um novo modelo em São Luiz, com duas metodologias: o monitoramento em tempo real do nível dos rios por meio de telemetria, em parceria com a SP Águas, além do acionamento de sirenes em caso de risco iminente de inundação. Com a instalação do equipamento, os moradores de São Luiz receberão alerta com antecedência suficiente para que seja realizada a evacuação segura em áreas de risco, a fim de evitar tragédias como a que ocorreram em 2010.

A instalação da sirene em São Luiz foi anunciada pelo governo estadual em junho do ano passado. A previsão, à época, era que os equipamentos fossem instalados em regiões de risco, antes do período de chuvas. Segundo o governo, a inauguração da sirene acontecerá às 9h e representa um avanço tecnológico e inédito no estado, voltado à prevenção de desastres naturais e proteção de vidas.

Em janeiro de 2010, São Luiz do Paraitinga foi duramente atingida por uma enchente que desabrigou 9 mil moradores e causou danos a cerca de 300 edificações na cidade. O patrimônio histórico, que inclui a Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca, foram destruídos. A cidade, que era a única do estado a ter preservado um conjunto arquitetônico de construções do século 19 em bom estado e em grande número, sofreu consequências devastadoras.

Apesar de São Luiz do Paraitinga ser a primeira a receber a sirene contra inundações no estado, ela não é a primeira cidade a contar com esse tipo de equipamento. Em dezembro de 2023, a Defesa Civil instalou, em São Sebastião, no Litoral Norte, uma sirene de alerta para deslizamentos de terra durante temporais. As sirenes têm como objetivo emitir alertas de perigo e da necessidade de evacuação em massa diante de riscos iminentes, como altos índices de chuva, com risco de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos.

Em resumo, a instalação da sirene em São Luiz do Paraitinga representa um avanço significativo na prevenção de desastres naturais no estado de SP. A tecnologia permitirá que os moradores da região recebam alertas antecipados sobre possíveis inundações, garantindo assim a segurança da população e evitando tragédias como as ocorridas no passado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp