Teto de gastos de 2025 coloca São Paulo em desvantagem na briga com Corinthians por Wendell
O pé no freio que o São Paulo irá colocar nos gastos com futebol em 2025 deixa o Tricolor atrás na disputa com outras equipes pela contratação de jogadores como Wendell, que deve deixar o Porto, de Portugal, e que atualmente está na mira do Tricolor, do Corinthians e de um terceiro clube brasileiro.
Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, o Corinthians entrou forte na disputa nos últimos dias e mostra uma postura um pouco mais agressiva. O São Paulo, que em 2024 acumula um déficit parcial de R$ 191 milhões, já deu sinais ao mercado de que não entrará em grandes leilões.
Por conta da criação do FIDC (Fundo de Investimento de Direitos Creditórios) para tentar reduzir a sua dívida, o Tricolor terá um teto de gastos em 2025. Ou seja, poderá gastar até R$ 350 milhões ou metade da receita bruta do ano anterior – o que for menor – para salários, direitos de imagem, encargos e na contratação de novos atletas. Assim, a recomendação do clube é para enxugar gastos.
A aposta do São Paulo é no projeto que pode oferecer a Wendell, que tem contrato com o Porto até 30 de junho de 2025 e trabalha para sair livre. Ele chegaria para ser titular absoluto da lateral e teria a chance de jogar a Conmebol Libertadores. O Tricolor ainda briga pela vaga na fase de grupos.
Exemplos como os de André Silva, que preferiu o São Paulo ao Vasco da Gama, e de Marcos Antônio, que era um nome pretendido também pelo Flamengo, dão esperança à diretoria. Clube e jogador já tiveram algumas conversas, mas o Tricolor prefere não criar expectativas no torcedor.
– Futebol é só quando tiver apalavrado e assinado – disse o presidente Julio Casares há alguns dias, sem demonstrar otimismo exagerado sobre a possibilidade de contratação.