Troca de técnico, joias vendidas e nova cara: o que mudou no São Paulo até a volta da Libertadores
Dois meses depois do último jogo pelo torneio, o Tricolor volta a campo para as oitavas de final cheio de mudanças; time pega o Atlético Nacional, na Colômbia
Passados dois meses e meio desde a última vez que o São Paulo entrou em campo pela Conmebol Libertadores, na vitória sobre o Talleres em 27 de maio, o Tricolor reencontra a competição com uma cara bem diferente.
Nesta terça-feira, o Tricolor enfrenta o Atlético Nacional, às 21h30 (de Brasília), em Medellín, com o técnico Hernán Crespo no lugar de Luis Zubeldía, joias da base negociadas e uma melhora significativa no Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter terminado a fase de grupos da Libertadores com três vitórias, algo que nunca havia acontecido em sua história, o São Paulo se viu em crise no Brasileiro. Amargou uma sequência de maus resultados e não conseguiu repetir as boas atuações que haviam garantido a liderança do Grupo D na competição continental.
Com o time próximo da zona de rebaixamento do Brasileirão, Zubeldía foi trocado por Hernán Crespo depois da derrota por 3 a 1 para o Vasco, no Morumbis, e antes da pausa das competições para a Copa do Mundo de Clubes. O novo treinador, portanto, estreará nesta Libertadores justamente contra o Atlético Nacional.
A mudança de treinador fez com que o São Paulo também tivesse um novo estilo de jogo. Sob o comando de Hernán Crespo, o Tricolor passou a adotar um esquema tático mais fixo, o 3-5-2, independentemente das peças escolhidas para estar em campo.
Mais do São Paulo: Crespo volta a Colômbia após ter sido herói há 29 anos. São Paulo encaminha venda de Lucas Ferreira para o Shakhtar Donetsk
O elenco são-paulino também passou por algumas mudanças, com mais saídas do que chegadas. Três jogadores irão reforçar o time para a disputa das oitavas de final da Libertadores: os atacantes Juan Dinneno e Gonzalo Tapia e o volante Luan.
Dinenno foi contratado após liberação do Cruzeiro, enquanto Tapia chegou por empréstimo junto ao River Plate e Luan já estava no elenco. Em contrapartida, o São Paulo tem três saídas confirmadas que devem se transformar em cinco.
Em campo, o São Paulo vive uma fase de melhor futebol apresentado se comparado com o último jogo da fase de grupos contra o Talleres. Naquela ocasião, o Tricolor venceu o time argentino por 2 a 1, mas vinha de uma derrota e agora está há seis jogos sem perder no Brasileirão.
A equipe lidera a tabela do campeonato após a Copa do Mundo de Clubes e apesar da eliminação na Copa do Brasil, está mostrando um desempenho positivo. O São Paulo está passando por muitas mudanças e se prepara para enfrentar o Atlético Nacional com uma nova disposição e expectativas renovadas.