Boletim médico: Rafael Tolói evolui no São Paulo, e André Silva mantém tratamento conservador
O São Paulo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/] divulgou nesta sexta-feira o seu primeiro boletim sobre a situação de todos os jogadores machucados do elenco, numa das ações prometidas pela diretoria para aumentar a transparência [https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2025/10/08/coletiva-treino-aberto-e-detalhes-de-transferencias-sao-paulo-decide-adotar-praticas-de-transparencia.ghtml] e o acesso do torcedor aos bastidores do clube.
Atualmente, cinco jogadores estão em tratamento: Calleri, Ryan Francisco e André Silva, todos com lesões nos joelhos, além de Luan e Rafael Tolói, que tratam problemas musculares.
Do quinteto, Tolói é quem tem situação mais avançada. Ele trata lesão na região posterior da coxa esquerda sofrida no dia 29 de setembro.
Segundo o clube, “o zagueiro realiza tratamento clínico e programa de exercícios de fortalecimento”. Nesta sexta-feira, 11 dias após a lesão, Toloi realizou uma atividade com bola no gramado e corrida de alta intensidade sob os cuidados da fisioterapia. Ainda segundo o boletim, “caso mantenha o ritmo de evolução, o jogador iniciará na próxima semana os trabalhos com a preparação física”.
Outra informação importante do boletim é sobre a escolha para o tratamento de André Silva. Até algumas semanas atrás, havia uma indecisão sobre o método de tratamento para a lesão no joelho direito do centroavante, que rompeu o ligamento cruzado posterior e sofreu um estiramento no ligamento cruzado anterior. Havia dois caminhos: tratamento conservador ou intervenção cirúrgica.
Segundo o boletim do clube, “o atacante vem sendo submetido a tratamento conservador de uma lesão no ligamento cruzado posterior e estiramento no cruzado anterior do joelho direito sofridos no dia 24 de agosto. O jogador segue tratamento clínico e programa de exercícios de fortalecimento e controle motor sob os cuidados da fisioterapia”.
Luan – Com uma lesão no músculo adutor direito sofrida no dia 21 de setembro, o volante segue tratamento clínico e realiza programa de exercícios de fortalecimento sob os cuidados da fisioterapia; Calleri – O atacante, que há pouco mais de cinco meses foi submetido a uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, finalizou a fase de recuperação com a fisioterapia e na próxima semana inicia os trabalhos com a preparação física. Ryan – Submetido a uma cirurgia para correção de ruptura no ligamento cruzado anterior e lesão meniscal no joelho esquerdo no dia 30 de julho, o jogador segue programa de fortalecimento e controle motor sob os cuidados da fisioterapia.




