São Paulo tenta superar traumas de Córdoba na estreia da Libertadores

sao-paulo-tenta-superar-traumas-de-cordoba-na-estreia-da-libertadores

Os traumas de Córdoba: São Paulo tenta superar pesadelos em palco da estreia na Libertadores

Tricolor foi vice da Sul-Americana no palco da primeira partida da Libertadores de 2025

ge São Paulo analisa o Alianza Lima, adversário do Tricolor na Libertadores

ge São Paulo analisa o Alianza Lima, adversário do Tricolor na Libertadores

O São Paulo estreia na Conmebol Libertadores de 2025 nesta quarta-feira, contra o Talleres, às 21h30 (de Brasília), num palco que tem sido frequentado usado pelo time nos últimos anos: a cidade de Córdoba, na Argentina, distante de Buenos Aires e com cerca de 1,5 milhão de habitantes. E as lembranças não são das melhores.

A série de compromissos recentes do São Paulo na cidade começou em 2019. Comandado por André Jardine e com Hernanes, Diego Souza e Nenê no elenco, o Tricolor enfrentou o Talleres na fase eliminatória da Libertadores (antes da fase de grupos) daquele ano. E acabou eliminado.

O primeiro jogo foi disputado no estádio Mario Alberto Kempes, palco da partida desta quarta-feira. O São Paulo perdeu por 2 a 0. No Morumbis, empatou em 0 a 0 e acabou eliminado. A precoce queda na principal competição da temporada custou o cargo de André Jardine, hoje multicampeão no México.

A sina tricolor em Córdoba não parou por aí…

Em 2022, dez anos depois do primeiro título da Sul-Americana, o São Paulo voltou a uma final da competição continental, que foi disputada justamente em Córdoba, mas o adversário não foi o Talleres. Como a decisão das competições da Conmebol têm sido realizadas em partidas únicas, o estádio Mario Alberto Kempes foi o escolhido para definir o campeão daquela edição.

O São Paulo enfrentou, sob o comando de Rogério Ceni, o Independiente del Valle, do Equador, e perdeu por 2 a 0. Com o sonho do bi da Sul-Americana adiado, clube aumentou a sequência ruim na cidade argentina.

Mais recentemente ainda, em 2024, o Talleres, adversário desta quarta-feira, foi o algoz do São Paulo também na estreia da Libertadores. Mas a derrota por 2 a 1 não foi o maior trauma tricolor em Córdoba no ano passado.

No ano passado, pela fase de grupos, o São Paulo perdeu três de seus titulares por lesão ainda no primeiro tempo da estreia da Libertadores, contra o Talleres. Naquele jogo, que terminou com derrota tricolor por 2 a 1, Lucas, Rafinha e Wellington Rato deixaram o gramado do estádio Mario Alberto Kempes machucados.

Quem também não tem boas lembranças de Córdoba é o técnico Thiago Carpini. A maneira como o São Paulo atuou no primeiro compromisso do torneio sul-americano pesou, além da eliminação no Paulistão, para que ele fosse demitido do Tricolor, duas semanas depois da partida disputada na Argentina.

Nesta quarta-feira, com Luis Zubeldía, Oscar e companhia, o Tricolor tenta mudar esse cenário ruim em Córdoba. Com transmissão da Globo, a bola rola às 21h30 para estreia do São Paulo na Libertadores de 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp