Sarampo, saiba como se previnir

O Brasil todo está em alerta com os surtos de Sarampo registrados na região norte brasileira e, mais recentemente, no estado do Mato Grosso. E nessa época se reforça a importância da vacinação contra a doença, que atualmente é a medida mais eficaz de proteção contra o vírus desencadeador do Sarampo. A imunização dos tipos tríplice viral e/ou tetra viral, eficazes nesse combate, é oferecida gratuitamente, para crianças e adultos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala. Os sinais de contaminação costumam aparecer ao longo dos cinco primeiros dias e incluem febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.

A  primeira dose da tríplice viral, responsável pela imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Uma segunda dose, acrescida da imunização contra a varicela, é aplicada aos 15 meses. Para quem não se imunizou nesse período, as doses são aplicadas conforme a indicação para a idade. “É importante estar atento ao cartão de vacina e procurar nossas unidades de saúde para atualizá-lo sempre que necessário”, destaca o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

A superintende de Vigilância em Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues, esclarece ainda, que os profissionais da saúde de Aparecida também estão atentos a qualquer suspeita de sarampo observada entre a população. “Todos os casos são notificados e investigados”, afirma. Segundo ela, além disso, são realizadas também, no Cais Nova Era, coletas de materiais para diagnóstico laboratorial.

A transmissão da doença se dá por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Os sintomas mais comuns da doença são: febre, tosse persistente, conjuntivite,  coriza e o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.

Postos de Vacinação em Aparecida de Goiânia

As vacinas contra o sarampo estão disponíveis em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. São elas: UBS Andrade Reis; Jardim Tiradentes I; Jardim Florença; Independência Mansões; Pontal Sul II; Delfiori; Bandeirantes; Jardim Riviera, Campos Elísios, Veiga Jardim, Bairro Independência, Caraíbas, Alto Paraíso, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Mansões Paraíso, Buriti Sereno, Parque Trindade, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Jardim dos Buritis, Jardim Bela Vista, Vila São Pedro, Rosa dos Ventos, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso e Garavelo Park.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp