Press "Enter" to skip to content

Sarcófagos e artefatos do Egito Antigo são descobertos perto do Cairo

Última atualização 31/05/2022 | 11:23

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito descobriu cerca de 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze advindos do Egito Antigo. Com alguns artefatos que datam de mais de 2.500 anos, as peças foram encontradas na necrópole de Saqqara, a poucos quilômetros da capital Cairo.

Descobertas do Antigo Egito

Ao longo dos últimos anos, os egípcios vêm descobrindo cada vez mais relíquias do Egito Antigo. Na remessa da vez, o Ministério do Turismo achou 250 sarcófagos pintados com múmias preservadas no interior e 150 estátuas de bronze de divindades. Entre elas, imagens dos deuses Anúbis, Ísis e Osíris.

Vasos de bronze, cujas utilizações eram provenientes de rituais, também entraram na lista. Alguns desses artefatos tiveram suas produções perto de 500 a.C.. Ao descobrirem os artigos, os responsáveis colocaram-nos temporariamente aos pés de da pirâmide de Djoser.

Além dos sarcófagos e estátuas, houve outra descoberta importante. Trata-se de um papiro de nove metros, que estava em um poço funerário. É possível que esse documento contenha fragmentos do famoso Livro dos Mortos do Egito Antigo, com instruções para a passagem dos mortos para a vida posterior. O papiro no momento está em análise nas mãos de especialistas.

“A missão arqueológica egípcia que trabalhava no cemitério dos animais sagrados (Albubastien) na área arqueológica de Saqqara conseguiu descobrir o primeiro e maior esconderijo no local que remonta ao período tardio, durante os trabalhos da quarta temporada de escavações da missão”, afirmou uma postagem do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, em nota oficial.

Essas descobertas foram mais um passo relevante no projeto egípcio na necrópole de Saqqara. Tal planejamento teve início em 2018, e desde então o Egito Antigo vem ganhando vida com sarcófagos, estátuas, documentos e outros itens. A intenção é que todos os artigos façam parte do Grande Museu Egípcio, que está em construção perto das pirâmides de Gizé.