Saturno poderá ser visto a olho nu na madrugada desta segunda-feira, saiba como

Na madrugada desta segunda-feira (2)  Saturno poderá ser visto no céu à olho nu. O planeta irá atingir o ápice da sua oposição à Terra, ou seja, estará o mais próximo possível do nosso planeta.

O planeta está se aproximando do alinhamento total com a Terra há algumas semanas, nos últimos dias já é possível ver Saturno no nosso céu, mas não com tanta intensidade, o planeta entra em alinhamento total com a terra apenas na madrugada de segunda. Será possível vê-lo brilhando como as estrelas mais brilhantes da noite.

Apesar desta aproximação máxima, não será possível ver a olho nu os detalhes do planeta. Por mais que estejam próximos, essa distância está em torno de 1,34 bilhões de quilômetros, o que continua sendo muito distante. Em média, a longitude entre a Terra e Saturno é de 1,5 bilhões de quilômetros.

Para ver mais detalhes, como os anéis, luas e as regiões do planeta, é necessário utilizar um pequeno telescópio.

Como observar Saturno a olho nu?

Roberto Costa, professor do departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explicou à Band que esta é uma excelente época do ano para observar o planeta vizinho, e dá as dicas para os fãs de astronomia. Para conseguir ver o planeta é necessário que o céu esteja limpo.

“Saturno nasce no horizonte leste ao redor das 17h30 e, a partir das 18h30, já subiu o suficiente para ser observado com clareza. Basta olhar para a direção leste, a mesma onde nasce o Sol. Ele está na direção da constelação de Capricórnio, Lá pelas 21h, ele já está bem alto e pode ser observado com muita facilidade, chegando no alto do céu ao redor da meia-noite”, instrui.

Por volta das 3h da manhã de segunda-feira é que os planetas atingirão o alinhamento mais exato entre si.

Será possível observar Saturno por mais uma semana brilhando no nosso céu. Ele pode ser visto por quase todo o planeta Terra, sendo visível em todo o hemisfério Sul e praticamente todo o hemisfério Norte, com exceção de observadores que estejam muito próximos do polo norte.

As oposições de Saturno acontecem a cada 378 dias aproximadamente. A próxima ocasião será no dia 14 de agosto de 2022.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp