Saúde de Goiânia realiza Dia D de vacinação contra influenza

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realiza neste sábado, 13, o Dia D de vacinação contra Influenza. 74 postos de vacinação estarão abertos das 8 às 17 horas para atender as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Nas primeiras semanas da campanha de vacinação, iniciada no dia 17 de abril,149.726 cidadãos foram imunizados, segundo balanço parcial da SMS.

Devem tomar a vacina profissionais de saúde, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. “Para ampliar a vacinação dos goianienses mais 37 postos de vacinação serão abertos amanhã para que a meta de imunização seja alcançada”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo.

A SMS pretende alcançar 316.974 pessoas até o dia 26 de maio. Na Capital, 167.248 pessoas ainda precisam tomar a vacina, que protege contra a influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à influenza. Os professores são os próximos a receberem a vacina. A campanha para eles acontece de 15 a 19 de maio. Em seguida, o cronograma prevê doses para a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A proteção da vacina tem a durabilidade de aproximadamente 12 meses. Portanto, quem tomou ano passado está com a proteção acabando ou já inexistente e precisa tomar nova dose. Em 2016, Goiânia teve surto de casos com internações e óbitos por todo o país e a meta de vacinação foi atingida para todos os grupos. Este ano a procura está menor em relação ao ano passado. Uma das possíveis causas do elevado número de casos em 2016, pode ser resultado da baixa procura pela vacina nos anos de 2014 e 2015.

A população dos grupos de risco podem procurar as unidades de saúde mesmo que já tenha passado a data específica para se vacinar. Caso sobrem doses, pessoas que não fazem parte dos grupos de risco mas que estão mais expostas à influenza, como por exemplo motoristas de ônibus, serão priorizados.

Confira a lista do postos de vacinação aqui.

Serviço: 

Dia D de vacinação contra Influenza
Data: Sábado, 13 de maio
Horário: 08 às 17 horas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp