Saúde de Goiás confirma primeiro caso de varíola dos macacos em um bebê

Bebê com varíola dos macacos

Com 453 casos de varíola dos macacos já registrados no total, Goiás tem agora o primeiro confirmado em um bebê. Trata-se de um menino, de 11 meses, que mora em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 23, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Entre os pacientes confirmados com a doença, 96,5% são homens (437) e apenas 16 são mulheres. Todos têm idades entre 0 e 64 anos e são moradores de 27 municípios do estado. Por outro lado, a SES já descartou 579 suspeitas de varíola dos macacos, além de ter 399 casos sob investigação. Não houve morte em decorrência da doença. Antes deste bebê, o paciente mais jovem com a doença no estado tinha 3 anos.

Situação no estado

No mês passado, agosto, a Secretaria de Saúde divulgou plano de contingência, no momento em que o estado atingiu situação de emergência, com 160 casos confirmados. A situação foi, então, separada em três níveis: Alerta, Perigo Iminente e Emergência de Saúde Pública. Este último, onde Goiás se encaixa, é caracterizado pela transmissão local.

Cidades com casos da doença

Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Goianápolis, Goiânia, Inhuma, Itaberaí, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Senador Canedo, Trindade, Uruaçu, Uruana, Valparaíso de Goiás.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial disfarçado de Papai Noel prende criminoso procurado há mais de 10 anos

Um policial civil chamou a atenção ao se fantasiar de Papai Noel para prender um criminoso procurado há mais de 10 anos. A ação fez parte de uma operação inovadora e bem-sucedida das polícias civis dos estados do Amapá e do Amazonas, na noite desta segunda-feira, 23.

Ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Santana, no Amapá, liderada pelo delegado Leonardo Alves, e tinha como alvo Raimundo Santos, 40 anos, que vivia em Manaus sob a identidade falsa de Pablo Santos.

Procurado por crimes de furto e roubo e com uma extensa ficha criminal, incluindo investigações por homicídio, o suspeito foi localizado no bairro João Paulo 2º com o apoio da equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia de Manaus, coordenada pelo delegado Cícero. Para não levantar suspeitas, um policial se disfarçou de Papai Noel, o que permitiu a prisão do fugitivo sem alertá-lo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp