Saúde de Goiás conquista prêmio de Excelência em Governo Digital

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Baseado em Inteligência Artificial, no prestigiado Prêmio Abep de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital, com o projeto Inteligência Artificial Contra a Mortalidade Infantil (Caren).

O evento, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira ,24 e 25/08, durante a 50ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para Gestão Pública (Secop), em Brasília.

O objetivo do seminário é celebrar e incentivar o desenvolvimento de projetos que promovam a modernização da gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

O público-alvo do evento abrange profissionais do setor público nas esferas federal, estadual e municipal.

O Prêmio Abep de Excelência em Governo Digital – Gov. Digital, antigo Prêmio e-Gov, é um selo de reconhecimento criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em colaboração com o Ministério da Fazenda.

MORTALIDADE INFANTIL

O Caren foi desenvolvido pela Gerência de Inovação da Superintendência de Tecnologia e Inovação da SES, visando reduzir a taxa de mortalidade infantil.

Ele utiliza tecnologias de ciência de dados e inteligência artificial para mensurar a atenção requerida no cuidado de cada recém-nascido internado, permitindo o aperfeiçoamento do uso de recursos humanos com base na prioridade do atendimento.

“[O prêmio] foi muito relevante para toda a equipe, pois é o principal evento de TIC para gestão pública do Brasil, demostrando que as soluções desenvolvidas na SES estão no caminho certo para gerar transformação digital relevante no setor público, especialmente na área da saúde”, explica Luiselena Esmeraldo, superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES.

“Outro ponto bastante relevante é que o Caren foi o único projeto premiado da área de saúde no Secop 2023”, ressalta Carlos Tibiriçá, gerente de inovação da SES. O projeto também contou com a participação de Diogo Leal, assessor de ciência de dados e IA da Secretaria.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos