Press "Enter" to skip to content

Saúde de Goiás divulga, nesta quarta-feira, 5, balanço de vacinas CoronaVac perdidas

Última atualização 04/10/2022 | 16:33

O número de vacinas em estoque da CoronaVac, que acabou vencendo no mês de setembro pela baixa procura pelo imunizante, será divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira, 5. A pasta começou a fazer o levantamento logo após a perda dos imunizantes na última sexta-feira, 30.

No início de setembro, a secretaria contabilizou 250 mil vacinas que poderiam ser descartadas caso não fossem aplicadas até a data. A quantidade de imunizantes seria suficiente para vacinar 96,1% das 260 mil crianças entre 3 e 4 anos – público-alvo das vacinas – com a primeira dose. Segundo a SES, apenas 20% das crianças nesta faixa etária de idade se imunizaram até o momento, escancarando a pequena procura pela dose.

Demora 

A pasta também lamentou a demora da nota técnica do Ministério da Saúde (MS) para o início da imunização de crianças com mais de seis meses com o imunizante da Pfizer. A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi feita há 18 dias, mas até agora o ministério não se posicionou. Vale lembrar que outros países, como os Estados Unidos, já iniciaram a vacinação com o imunizante há meses. 

Multivacinação

A SES também chamou a atenção sobre a Campanha de Multivacinação, que continua até o próximo sábado, 08. O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal de várias doenças, como a poliomielite. No dia 8, as salas de vacinação dos 246 municípios estarão abertas para receber crianças e adolescentes até 14 anos.