Desinteresse de convocados fez Saúde contratar pediatras terceirizados
A Secretária de Saúde do Distrito Federal informou à DE que, do total de 120 convocados no último concurso, apenas 33 assumiram como pediatras. Esse cenário de desinteresse dos convocados levou a SES-DF a buscar alternativas para suprir a demanda por profissionais na área de pediatria. Com um déficit de 172 pediatras, a Secretaria decidiu contratar pediatras terceirizados de forma emergencial, através de uma dispensa de licitação.
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, revelou à DE que dos últimos 120 convocados, apenas 33 profissionais assumiram suas posições. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que muitos ainda não concluíram a residência médica obrigatória de 3 anos. Diante dessa situação, tornou-se necessária a contratação de pediatras terceirizados para suprir a demanda existente na rede de saúde do Distrito Federal.
Com o início do ano, aumenta a circulação de vírus como rinovírus, adenovírus e Covid-19, o que torna ainda mais urgente a contratação de pediatras. A Secretaria de Saúde busca ampliar o atendimento ao público infantil e, para isso, conta com parcerias estratégicas, como o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e as unidades de pronto atendimento que já oferecem atendimento pediátrico.
Além disso, a Secretaria capacitou médicos e enfermeiros de família para atender crianças e abriu a possibilidade para profissionais de outras especialidades com residência em pediatria mudarem de área. Mesmo com essas medidas, ainda persiste um déficit significativo de pediatras, o que levou à decisão de contratar empresas terceirizadas para atender a demanda emergencial nas portas de emergência.
A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do DF e as empresas interessadas terão oportunidade de apresentar suas propostas. O contrato terá duração de 6 meses, com um investimento total de R$ 17.486.074,88. As contratações serão divididas em lotes, de acordo com a proximidade geográfica dos hospitais, visando garantir um atendimento eficiente e ágil à população.
Em resumo, a contratação de pediatras terceirizados pela Secretaria de Saúde do DF é uma medida emergencial para suprir o déficit de profissionais na área. Com a dispensa de licitação, a SES-DF busca garantir que as unidades de saúde estejam devidamente equipadas para atender as demandas da população infantil, especialmente em períodos de maior incidência de doenças virais. É dever do Estado assegurar o acesso à saúde e, diante das circunstâncias atuais, essa medida se faz necessária para garantir o bem-estar da comunidade.