Saúde do homem: governo promove campanha Novembro Azul

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza neste mês a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar e cuidar da saúde dos homens, abordando uma variedade de questões que impactam o bem-estar masculino.

O “Dia D” está marcado para 19 de novembro, quando todas as unidades estaduais oferecerão atividades educativas. Funcionários se vestirão de azul e os prédios das unidades de saúde serão iluminados nessa cor.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destaca que a saúde masculina vai além da prevenção do câncer de próstata, pois existem outros males que podem afetar os homens.

“Embora ainda seja uma preocupação importante, é fundamental também prestar atenção em doenças cardiovasculares, diabetes e questões relacionadas à saúde mental”, enumera.

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis por mortes entre os homens. Em Goiás, entre 2016 e 2023, aproximadamente 50 mil homens perderam a vida por males relacionados ao coração.

Já os tipos de câncer mais incidentes em Goiás, na população masculina, são de traqueia, brônquios e pulmões, e não o de próstata. Ano passado, 551 homens morreram pela doença.

Ações Programadas

Além do Dia D (19 de novembro), uma ação especial será realizada nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) no dia 26 de novembro. Visitantes e feirantes terão acesso a diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exames para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também haverá atendimento odontológico e orientações para o público masculino.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula Santos, ressalta que este é um momento ideal para aqueles que não costumam fazer exames regularmente.

“Muitos homens esquecem de cuidar da sua saúde até que tenham um problema mais grave. Investigar sintomas pode salvar vidas e os serviços estão disponíveis na rede pública”, orienta.

Assistência

Os cidadãos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para agendar consultas. O acompanhamento continuará nos serviços integrados da Rede de Atenção à Saúde. Se necessário, os pacientes serão encaminhados para atendimento especializado nas unidades estaduais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp