Press "Enter" to skip to content

Saúde estuda incluir novas doses no calendário de vacinação

No próximo ano, serão incluídas a vacina pneumo 13 e a vacina meningo ACWY para adolescentes de 12 e 13 anos

O Ministério da Saúde estuda incluir duas novas doses no calendário de vacinação do país. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações conta com um total de 19 doses. A previsão é de que, no próximo ano, sejam incluídas a vacina pneumo 13 para indivíduos imunodeprimidos e que só será feita em centros de referência para imunobiológicos especiais, e a vacina meningo ACWY para adolescentes de 12 e 13 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina pneumo 13 previne cerca de 90% de doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por um total de 13 sorotipos de pneumococo. Já a meningo ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro, foram anunciadas ainda a ampliação da vacina dTPa, que combate a difteria, o tétano e a coqueluche, para estagiários de medicina, enfermagem e fisioterapia e uma alteração no tratamento de pré-exposição da raiva, que passará a ser feito não mais em três, mas em duas doses.