Saúde fará Caminhada pela Doação de Órgãos

Romaria Divino Pai Eterno atrai cerca de 3 milhões de pessoas

Com a tradicional romaria de Trindade, evento de importância religiosa e cultural, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Transplantes (CET), promove a Caminhada de Conscientização pela Doação de Órgãos. A iniciativa Doe Órgão, Doe Passos será neste sábado, 01, a partir das 5h30, para despertar reflexões sobre o tema.

A caminhada tem início na saída no Posto Korujão (Auto Posto Romaria). O trajeto vai contar com um ponto de apoio na tenda da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que também disponibiliza informações sobre a doação de órgãos e oferece água e lanches aos participantes.

CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Um destaque especial da caminhada neste ano será a presença de pessoas transplantadas, que se unem à caminhada como exemplos vivos dos benefícios do ato solidário

A gerente da CET, Katiuscia Freitas, explica que a doação de órgãos é uma prática fundamental para a saúde pública, uma vez que permite que pacientes em estado grave tenham uma nova oportunidade de vida. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para conscientizar a população sobre a importância do gesto.

A caminhada rumo a Trindade representa mais um esforço a favor da causa, agregando visibilidade e despertando reflexões em um evento de grande relevância para o estado.

“O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre a doação de órgãos. A campanha busca alcançar o maior número possível de indivíduos, promovendo uma mudança de mentalidade e encorajando ações que podem salvar vidas”, disse Katiuscia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp