Press "Enter" to skip to content

Saúde investiga morte e caso suspeito de raiva humana, em Minas

Última atualização 07/04/2022 | 12:25

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga a morte de um adolescente de 12 anos por suspeita de raiva humana. O garoto morreu nesta última segunda-feira (4), em Bertópolis (MG). De acordo com o órgão, amostras do paciente foram coletadas, mas até a manhã desta quinta-feira (7), não havia resultados.

Ainda segundo a SES-MG, o menino deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teófilo Otoni, no último domingo (3). De acordo com a equipe médica, a família do garoto informou que ele teria sido mordido por um morcego a 10 dias atrás, mas não soube dizer como teria ocorrido. Um médico que trabalha na UPA relatou que o adolescente chegou ao local confuso, e um pouco agressivo quando alguém chegava perto dele. Além disso, ele apresentava histórico de vômitos, dores no corpo, febre e dificuldades para andar. 

Após avaliação, o garoto foi transferido de cidade para receber tratamento em um hospital.Mas acabou falecendo. Além deste caso, a pasta também investiga outra suspeita da doença em um segundo adolescente de 12 anos.

Ele está internado em um hospital de Belo Horizonte, mas a secretaria não disse se há ligação entre os casos. Amostras biológicas deste paciente também foram coletadas e encaminhadas para laboratórios de referência.

O órgão já notificou as suspeitas para o Ministério da Saúde e afirmou estar investigando o local de ocorrência da exposição. De acordo com a pasta, as pessoas que tiveram contato com os pacientes estão sendo encaminhadas para o ‘atendimento médico profilático’. Já que a doença é contagiosa.

A SES-MG também iniciou uma campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos da região, onde o paciente foi afetado, com o intuito de bloquear a disseminação da doença