Saúde liberada comprovação para pessoas com comorbidades

Saúde liberada comprovação para pessoas com comorbidades

O Governo de Goiás, pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), disponibilizou para os médicos um documento único para que será possível a comprovação de pacientes com comorbidades no momento da vacina contra da Covid-19. O objetivo é organizar a próxima etapa do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

No modelo de relatório padrão, o médico identificará com um ”x” a comorbidade que o paciente possui. Esse documento, atestado pelo médico irá valer por 12 meses e deverá ser entregue pelo paciente na hora da vacinação.

Em uma entrevista coletiva, o governador Ronaldo Caiado explicou que o documento foi elaborado após uma reunião da Saúde com Conselho Regional de Medicina no Estado de Goiás (Cremego).  “As pessoas que têm comorbidades chegarão aos postos de vacinação com este protocolo preenchido, até porque não tem como ter um médico em cada ponto de atendimento para fazer a avaliação do quadro clínico do paciente”, afirmou o governador.

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (4), a SES-GO informou quais serão os primeiros grupos vacinados:

  • Pessoas a partir de 55 anos com comorbidades como hipertensão, diabetes e outras doenças definidas pelo Plano Nacional de Imunização;
  • Pessoas a partir de 18 anos que integram grupo de grávidas com comorbidades; pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiências permanentes que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás é o campeão do Turismo no Centro-Oeste

Campeão do Turismo no Centro-Oeste – A regularização do setor de Turismo avança em Goiás. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no estado passou de 1.280 em 2019 para 8.200 em 2024.

O crescimento sem igual nos últimos cinco anos levou Goiás ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. O estado se destaca ainda como o 1º lugar na região Centro-Oeste.

Cadastur

Segundo a coordenadora regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados.

O Cadastur representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.

A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Goiás Turismo e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.

E o registro é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Campeão do Turismo no Centro-Oeste

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora o crescimento que põe o estado em primeiro lugar no Centro-Oeste em número de estabelecimentos legalizados. Fabrício destaca a seriedade do trabalho de sensibilização feito pela equipe do Cadastur para se chegar a esse resultado.

“O esforço incansável do time da Goiás Turismo levou ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do Turismo sobre a importância de se ter o cadastro, o que colocou Goiás na liderança no Centro-Oeste”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos