Press "Enter" to skip to content

Saúde liberada comprovação para pessoas com comorbidades

Última atualização 04/05/2021 | 12:03

O Governo de Goiás, pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), disponibilizou para os médicos um documento único para que será possível a comprovação de pacientes com comorbidades no momento da vacina contra da Covid-19. O objetivo é organizar a próxima etapa do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

No modelo de relatório padrão, o médico identificará com um ”x” a comorbidade que o paciente possui. Esse documento, atestado pelo médico irá valer por 12 meses e deverá ser entregue pelo paciente na hora da vacinação.

Em uma entrevista coletiva, o governador Ronaldo Caiado explicou que o documento foi elaborado após uma reunião da Saúde com Conselho Regional de Medicina no Estado de Goiás (Cremego).  “As pessoas que têm comorbidades chegarão aos postos de vacinação com este protocolo preenchido, até porque não tem como ter um médico em cada ponto de atendimento para fazer a avaliação do quadro clínico do paciente”, afirmou o governador.

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (4), a SES-GO informou quais serão os primeiros grupos vacinados:

  • Pessoas a partir de 55 anos com comorbidades como hipertensão, diabetes e outras doenças definidas pelo Plano Nacional de Imunização;
  • Pessoas a partir de 18 anos que integram grupo de grávidas com comorbidades; pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiências permanentes que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).