Autocuidado no trabalho: empresas disponibilizam atendimento psicológico
gratuito no interior de SP
Dados do Ministério da Providência Social mostraram que, em 2024, foram registrados quase meio milhão de afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos. Ações de autocuidado em empresas de Bauru e Lins (SP) auxiliam a diminuir crise.
Brasil tem o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão em 10 anos
O aumento dos afastamentos por transtornos mentais acende um alerta sobre os impactos da saúde emocional no ambiente de trabalho no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade fazem com que as vítimas percam cerca de 12 bilhões de dias úteis por ano, um prejuízo estimado em US$ 1 trilhão.
Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2024, quase meio milhão de trabalhadores brasileiros precisaram se afastar por problemas psicológicos, o maior número em uma década. Para tentar reverter esse cenário, empresas de Bauru e Lins (SP) passaram a oferecer atendimento psicológico gratuito aos colaboradores.
A iniciativa, que ganha destaque no Dia Nacional da Saúde Mental, celebrado nesta sexta-feira (10), busca levar o autocuidado e a prevenção para dentro do ambiente corporativo, fortalecendo vínculos e melhorando a qualidade de vida no trabalho.
Em Lins, uma indústria referência no segmento de calçados de segurança e EPIs e uma rede de supermercados de Bauru oferecem, tanto de maneira presencial quanto online, sessões de terapia.
Jaqueline Leite Martelo, enfermeira e técnica em Enfermagem do Trabalho da unidade da Bracol, explicou ao DE que o projeto surgiu após a percepção de um aumento de sintomas psicológicos e psicossomáticos entre os colaboradores. O atendimento é presencial e ocorre em salas específicas dentro da empresa, durante a jornada de trabalho, com duração de 50 minutos por sessão.
A triagem inicial é realizada após solicitação junto à equipe de Recursos Humanos, que organiza a fila de espera e faz os agendamentos com os psicólogos. A procura envolve questões relacionadas às relações pessoais e aos problemas de saúde e ambiente de trabalho.
> “Ao criar o vínculo psicólogo, tudo melhorou. Consigo resolver tanto as questões familiares quanto profissionais de forma mais controlada e assertiva”, relata Ana Rosa Ferreira da Silva, operadora de Máquinas e Equipamentos III que usufrui da iniciativa.
Para Amanda Thainara Oliveira de Souza, operadora de loja em Bauru, falar sobre o assunto a ajudou a buscar tratamento: “muita gente acha que não precisa, e quando eu busquei ajuda internamente, fui direcionada à plataforma e às palestras e, com isso, mudei minha percepção sobre a saúde mental. Acredito que compartilhar minhas experiências possa ajudar os outros a buscarem ajuda também”, conta.
Gilmara Costa, gerente de RH da rede Confiança Supermercados, explica como esse investimento na plataforma de atendimento psicológico online valoriza ainda mais o ambiente de trabalho. “Implementar estratégias voltadas ao cuidado da saúde emocional passou a ser uma prioridade para promover um ambiente de trabalho mais saudável, equilibrado e humano. Do ponto de vista estratégico, cuidar da saúde mental é também uma forma de valorizar as pessoas que, por muitas vezes, precisam de ajuda”, finaliza.